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MÍDIA FRANCESA PODE TUITAR, MAS NÃO MENCIONAR SEU TWITTER

08/06/2011

Os canais de televisão e estações de rádio franceses podem tuitar o quanto quiserem, mas precisam parar de dizer às pessoas para checarem suas páginas no Twitter e no Facebook, atitude que se soma à publicidade desses sites, afirmou o órgão regulador da mídia da França.

O uso de mensagens curtas em redes sociais pela mídia floresceu com a cobertura da prisão do ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn em Nova York sob alegações de abuso sexual, mas a reguladora da mídia alertou que tal publicidade encoberta é contra a lei.

"Você não pode dizer ´procure nossa página no Facebook´ ou ´nos busque no Twitter´. Aconselhamos que as pessoas digam: ´Procure por nós nas redes sociais´ --pois o Facebook e o Twitter são marcas comerciais", disse a porta-voz do Conselho Superior Audiovisual (CSA) Christine Kelly à Reuters.

Kelly, uma ex-jornalista, explicou em uma série de entrevistas ao rádio nessa semana que a publicidade encoberta, visível ou referências em áudio à marcas fora de períodos exclusivamente dedicados à publicidade é proibida na França desde 1992.

Ela afirmou que estações de rádio e canais de TV que se referem ao Twitter e ao Facebook pelo nome estão violando essa lei e se arriscam a tomar multas caso não a cumpram.

O alerta do CSA vem após um dos mais consultados dicionários da França lançar uma nova edição que inclui a palavra ´tuíte´ pela primeira vez. A França é relutante há muito tempo em importar palavras do inglês.

"Isso não faz sentido, até onde nos diz respeito. A palavra Coca Cola também está lá", disse Kelly.

No entanto, ela afirmou não estar imediatamente certa de que a palavra ´tuite´, que emergiu como resultado da popularidade do Twitter, também quebra as regras francesas sobre mencionar nomes de marcas ao vivo.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
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