Depois de todo o barulho causado pela praga virtual MacDefender, a Apple liberou, finalmente, uma atualização de segurança que combate a ameaça. O Security Update 2011-003 está disponível na página de suporte da empresa para download.
O arquivo de 2,36 MB para o Mac OS X 10.6.7 não exige que o computador seja reiniciado e traz ferramentas de detecção e remoção da ameaça e de todas as suas versões conhecidas. Traz, também, um sistema de atualização, caso novas versões da praga surjam na Internet.
Segundo a Apple, caso o usuário já tenha baixado o MacDefender, o programa nocivo será automaticamente removido, com a atualização.
O MacDefender finge ser um antivírus, exibe sites eróticos e usa ferramentas de busca para se disseminar. Em sua versão MacGuard, que é mais perigosa, ele não exige senha de administrador para se instalar no sistema e furtar dados, como números de cartão de crédito.
Vários casos foram identificados em maio, o que levou a Apple a ser criticada por sua postura inicial com relação à ameaça. Em resposta a esse questionamento, a empresa prometeu uma atualização, disponível agora.
Fonte: IDgNow