Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE LIBERA TECNOLOGIA DE CHAT POR VOZ E VÍDEO COMO OPEN SOURCE

02/06/2011

A Google liberou o código-fonte de uma tecnologia com a esperança de que desenvolvedores a usem para embutir conversas em vídeo e voz em tempo real nas suas aplicações para a web.

A Google comprou a tecnologia, chamada WebRTC (Web Real Time Communication), quando adquiriu a desenvolvedora de software de Voz sobre IP (VoIP) Global IP Solutions em 2010, por aproximadamente 68,2 milhões de dólares. A empresa afirmou que publicaria o software como código aberto no começo de maio.

A WebRTC é um conjunto de tecnologias de processamento de sinais de voz e vídeo, que pode ser utilizada por desenvolvedores por meio de tags HTML e APIs JavaScript.

Hoje, os serviços de bate-papo por vídeo e áudio de empresas como Skype são em grande parte proprietários, acessíveis apenas por meio de plug-ins e programas-cliente. No mês passado, a Microsoft concordou em comprar a Skype por 8,5 bilhões de dólares.

Direto no browser
A Google quer que terceiros usem os motores de voz e vídeo para criar aplicações de chat que possam funcionar diretamente no browser. A Global IP Solutions criou programas-cliente móveis com base na WebRTC e que funcionam nos sistemas Android, Windows Mobile e iPhone. A tecnologia também foi utilizada pela Ericsson na criação de um protótipo de videoconferência.

A decisão de abrir o código da WebRTC repete um passo semelhante dado pela Google quando comprou a fornecedora de compressão de vídeo On2 Technologies em 2010. Logo em seguida a empresa publicou o codec de vídeo VP8 da On2 como código aberto, fornecendo assim uma alternativa livre de royalties ao popular padrão H.264.

A Google trabalha com outros desenvolvedores de navegadores, como Mozilla e Opera, na esperança de que eles venham a operar com sua tecnologia. A empresa também participa do World Wide Web Consortium (W3C) e da Internet Engineering Task Force (IETF) na criação de padrões de comunicação em tempo real para a web. A WebRTC tem como base a API padrão Web Applications 1.0, do W3C.

O código-fonte está disponível sob uma licença livre de royalties, no estilo Berkeley Software Distribution (BSD).
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar