Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MERCADO DE TI DEMANDA MAIS PROFISSIONAIS COM VISÃO DE NEGÓCIOS

26/05/2011

 

O mercado de Tecnologia da Informação está aquecido. Uma análise realizada pela Desix, empresa especializada em seleção e retenção de profissionais de TI, aponta que os perfis mais procurados são os de Arquitetos SOA e de Mobilidade, Gerente de Segurança da Informação e Gerente de Projetos com vivência em projetos internacionais. ?Estas áreas são requisitadas principalmente por empresas de grande porte, que precisam de profissionais de TI com visão de negócios e especificidades técnicas, uma exigência cada vez maior no ambiente corporativo?, afirma Sueli Pereira, Gerente de Desenvolvimento Humano da Desix.

Profissionais com estas características são demandas atuais no cenário mercadológico e tendem a estar no ranking como os mais solicitados nos próximos anos. Dados divulgados recentemente pelo IDC mostram que o setor de tecnologia da informação no Brasil deve crescer em torno de 13% em 2011 e atingir uma receita de U$$ 39,1 bilhões. ?Outro fator a ser considerado diz respeito às constantes fusões e necessidades de integrações de sistemas e processos. Assim, quem tiver conhecimento de TI com foco em negócios, serviços de mobilidade e integração será valorizado no mercado?, declara a executiva.

Estes profissionais estão em falta, devido às exigências e a necessidade de certificações. ?Para quem deseja ingressar nestas áreas é importante ter experiência em grandes empresas, ampliar o ângulo de visão e estar voltado a novos aprendizados, deixar a tecnologia como ?pano de fundo? de seus trabalhos e somar interesses em gestão de pessoas, processos e negócios?, ressalta Sueli, que ainda acrescenta que ?com os conhecimentos alinhados, é possível garantir posições mais estratégicas dentro das empresas?.

Para auxiliar as companhias na contratação de profissionais com os perfis de acordo com suas necessidades e ajudar quem está na busca de novas oportunidades, a Desix atua na seleção e retenção de talentos de TI,  proporcionando a união das expectativas dos profissionais às das organizações.

De acordo com a Desix, os principais requisitos para os profissionais mencionados são:

- Arquiteto SOA: responsável por garantir as melhores práticas em serviços de negócios, para reduzir o esforço e custo de TI na construção e manutenção de soluções. Manter o funcionamento das ferramentas e métodos de apoio ao processo de modelagem de serviços (SOA), além de criar e manter o catálogo de serviços de negócio corporativos, visando garantir que as políticas e métodos para a implantação de soluções de TI sejam seguidos. Necessário conhecimento profundo em soluções SOA (Ferramentas Oracle: OSB, BPM, BPEL e BAM) e visão das diversas tecnologias (Java, Oracle, Integração, Weblogic, SAP, BI, client-server, sistemas distribuídos baseados em internet, metodologias de desenvolvimento, controle de qualidade e práticas de performance).

- Arquiteto de mobilidade: responsável por fornecer, com qualidade e eficiência em custos, as diretrizes para a criação, o gerenciamento e a aplicação de padrões e políticas de TI a serem seguidos, visando manter o nível de serviço das operações de TI e assegurando a integração das tecnologias de mobilidade. Necessária expertise em Integração de aplicações corporativas com dispositivos móveis Apple IOS, Symbian, Windows Mobile, Blackberry e Android.

- Gerente de Segurança da Informação: está focado na atuação em áreas de negócio com análise de riscos de segurança da informação, envolvendo tecnologias, processos e recursos humanos, definindo e disseminando soluções condizentes com a necessidade do negócio. Necessário conhecimento dos Padrões e Normativas ISO/IEC 27001, 27002, 27005, ISO Guide 73, Nist 800-30, Sarbanes Oxley (SOX), Cobit e ITIL.

- Gerentes de Projetos: liderar projetos de implementação de sistemas de grande porte desde a concepção da ideia até o seu encerramento com o objetivo de entregar os benefícios prometidos no prazo e custo planejados. As principais responsabilidades desse papel são conduzir editais de contratação de fornecedores, liderar o desenho da solução a ser implementada e gerenciar cronograma, escopo, pendências, riscos e pessoas (usuários, fornecedores e áreas internas de TI).  A abrangência de atuação depende do porte da empresa e de ligações com matrizes estrangeiras. Exigida a Certificação PMP.

Os valores salariais das áreas variam de acordo com a localização geográfica, porte da empresa e ramo de atividades. As empresas têm exigido, no mínimo, a formação completa do 3º grau, com comprovação por meio de diploma e fluência nos idiomas inglês e espanhol.


 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar