Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EMPRESAS LANÇAM O PRIMEIRO SUPERCOMPUTADOR PESSOAL NO BRASIL

17/05/2011

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira (16/5) o lançamento do primeiro supercomputador pessoal do Brasil, voltado para áreas de pesquisas físicas e biológicas que demandam máquinas com alto poder de processamento. Chamado de HPCBox, o equipamento pode ter até quatro processadores e chegará ao país com um preço estimado entre R$ 35 mil e R$ 65 mil.

O aparelho estava até agora restrito a supercomputadores de grande porte e possui processadores da linha Tesla C2050 e C2070, disponíveis em computadores como o chinês Tianhe-1A, o primeiro no ranking dos Top 500 super computadores.

Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla da NVIDIA é capaz de gerar um poder de processamento de 1 Teraflop, o que equivale a 1 trilhão de cálculos por segundo. É possível disponibilizar até 4 teraflops no modelo de supercomputador pessoal.

O HPCBox será comercializado sob encomenda em todo o país e possui, em média, 100 vezes mais poder de processamento quando comparado a PCs comuns em sua configuração máxima. Entre as áreas que podem beneficiar seus trabalhos com a máquina, estão sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica (perfil do uso do solo, exploração de petróleo e gás).

De acordo com o diretor de tecnologia da SMB-Sunset, Edouard Kutchukian, a empresa deseja colocar pelo menos 50 desses aparelhos em circulação no país até o final de 2011 e 150 até o fim de 2013.
 
 
 
Fonte: Olhar digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar