Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EVASÃO DE ALUNOS EM CURSOS DE TECNOLOGIA CHEGA A 82%, APONTA ESTUDO

13/05/2011

A evasão escolar em cursos superiores de tecnologia no Brasil chega a 82%, o que torna a questão um dos principais desafios do país, aponta pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) nesta quinta-feira (12/5).

Segundo o estudo, apenas 85 mil estudantes concluem os cursos tecnológicos do Ensino Superior oferecidos por instituições brasileiras. O número equivale a aproximadamente 18% do total de 460 mil vagas disponíveis. A pesquisa não revela, contudo, o porcentual dessas vagas que são preenchidas já nos períodos iniciais dos cursos.

Entre as razões desse alto índice de evasão, segundo a Brasscom, estão a falta de perfil adequado dos alunos para o setor de tecnologia; a criação de expectativas não realistas em relação aos cursos; e a falta de uma base matemática que deveria ter sido construída durante o Ensino Básico.

A baixa relação aluno/vaga ? que foi de 1,22 em 2008 ? também contribui para a evasão, aponta a entidade, porque a falta de concorrência não ajudaria a melhorar a seleção dos ingressantes.

Estimativas do Observatório Softex citados pela Brasscom indicam que o setor de TI emprega no Brasil cerca de 600 mil pessoas. O déficit de profissionais para 2011 é estimado em 92 mil. Até 2013, este número poderá chegar a 200 mil.

Até 2020, a previsão é que o Brasil vá precisar de 750 mil novos profissionais, sendo 450 mil para o mercado interno e 300 mil para atividades ligadas à exportação.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar