Pouco mais de um mês após conhecer a linha 2011 de players Blu-ray da Samsung no Chile, a empresa acaba de lançar o modelo de entrada ? BD-D5300 ? no Brasil. O preço é tentador: R$ 549, já com três filmes no pacote: Os Simpsons, X-Men e Nosso Lar.
Compatível com DLNA, o produto é do tipo WiFi-Ready, podendo se conectar à internet com a ajuda de um dongle (acessório semelhante a um pen-drive que deve ser ligado à entrada USB). O mais interessante é que, com um pequeno investimento, o usuário já pode navegar pela web pela maioria dos sites parceiros da Samsung, mesmo se o TV da sala não contar com o mesmo recurso.
Isso me lembrou um papo recente que tive com Rafael Cintra, gerente de TVs da Samsung. Segundo ele, algumas pesquisas comprovam que os usuários brasileiros e de outros países acessam mais a internet pelo Blu-ray do que pelo televisor. A princípio, estranhei essa informação, mas pensando bem faz o maior sentido.
Vários consumidores adquiriram recentemente seu TV de tela fina, mas muitos deles ainda não sentiram necessidade de trocá-lo. E, nesse caso, adquirir um Blu-ray é a solução mais barata para não ficar de fora dos conteúdos de internet desenvolvidos para a plataforma de áudio e vídeo.
Por outro lado, nem todos os parceiros de internet para TV estão disponível no Blu-ray, como é o caso do Skype. Além disso, alguns fabricantes mantêm uma janela entre o lançamento de um aplicativo nos TVs e nos demais produtos. Mas que apelar para o Blu-ray é uma saída de custo muito atraente, ninguém discute.
Fonte: Planet Tech