Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO VÍRUS DE MAC USA GOOGLE E EXIBE SITES ERÓTICOS

03/05/2011

Na maior parte do tempo, os usuários de Mac conseguem escapar dos famosos ataques de malware que tanto atormentam os usuários de Windows. Mas, de vez em quando, surge uma praga virtual de olho na "maçã". O mais recente deles é um cavalo de tróia chamado MAC Defender, que finge ser um aplicativo antivírus. Ele tenta enganar os usuários para furtar dados de cartões de crédito.

Identificado pela empresa de segurança Intego, o MAC Defender se espalha por meio de ?envenenamento? de SEO (otimização de mecanismo de buscas) ? ou seja, utiliza termos comumente buscados em sites como Google para conseguir posicionamento de destaque entre os resultados. Assim, usuários em busca de proteções legítimas contra vírus em seus Macs podem ser levados a baixar e instalar o invasor em seus computadores.

Uma vez instalado, o programa  finge detectar vírus e abre janelas do navegador com sites pornográficos, para ajudar a ?vender? a ideia de que o computador está infectado. Ele também se configura para rodar quando o computador é ligado e é difícil fechá-lo, uma vez que aparece como um ícone da barra de menu e não no Dock do sistema Mac OS X.

Se os usuários tentarem apagar um vírus em sua máquina, primeiro terão de registrar o MAC Defender; clicar no link para isso irá levá-los a um site não seguro que oferece opções de assinaturas de um ano, dois anos e vitalícia por 60, 70 e 80 dólares, respectivamente. Fazer esse registro irá interromper os avisos de vírus, confirmando assim que o programa está "funcionando". A ferramenta, então, captura dados e não protege o sistema.
 
 
 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar