Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APESAR DO PREÇO ALTO, BRASILEIRO É QUEM MAIS COMPRA PRODUTOS TECNOLÓGICOS

29/04/2011

Os consumidores brasileiros são os que mais consomem produtos tecnológicos, diz estudo conduzido pela Accenture, empresa de consultoria. Dos usuários entrevistados no País, 89% tinham celular, 79% possuíam tocadores de DVD, 69%, TVs; e 32%, netbooks. Esses índices superam a média dos outros sete países que fizeram parte da pesquisa, como China, Alemanha e Estados Unidos.

?Os consumidores brasileiros têm superado a população mundial quando o assunto é o consumo de eletrônicos?, afirmou Petrônio Nogueira, executivo da companhia. ?O Brasil é o epicentro global de oportunidades de negócios de eletrônicos?.

Em 2010 o poder de compra do brasileiro também superou o de outros países ? reflexo, talvez, da crise econômica que atingiu muito mais Europa e Estados Unidos do que nações em desenvolvimento. De acordo com o estudo, 28% compraram TVs HD, outros 28% adquiriram câmeras digitais, 15% levaram aparelhos de GPS e 12%, consoles de jogos. Essas porcentagens, surpreendentemente (pois a média de preços aqui é superior a de outros mercados), bateram as apresentadas pelos outros sete países.

Para este ano, as perspectivas do mercado de eletrônicos no País também são boas. Cerca de 40% dos consumidores pretendem comprar uma TV de alta definição ainda em 2011 ? ante 25% da média global ? e 20% desejam uma que exiba imagens 3D ? contra 12% do resto do mundo.

Insatisfação
Embora consumidores brasileiros estejam comprando mais ? principalmente celulares ? isso não significa que estejam satisfeitos com os serviços prestados pelo varejo, explica a pesquisa. Apenas 38% têm uma impressão favorável das operadoras com as quais têm contrato, índice inferior ao da média global, que está em 55%.

Um dos motivos para a insatisfação é a experiência negativa que os usuários brasileiros têm no canal físico das operadoras. Por volta de 60% dos entrevistados consideram a qualidade de atendimento no ponto de venda um fator importante ? nos outros países, o índice cai para 38%. Ou seja, por mais que as operadoras tentem evitar que seus clientes compareçam à loja física para comprar ou resolver problemas, a maioria dos consumidores do Brasil vê essa opção não só como válida, mas como essencial.

A pesquisa da Accenture foi realizada, pela Internet, em outubro e novembro de 2010. Mais de oito mil pessoas, de oito países ? Brasil Estados Unidos, Japão, França, Rússia, Índia e China - foram entrevistadas em relação ao consumo de 20 tecnologias, de computadores e notebooks a tablets e smartphones.
 
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar