Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CLOUD CAMINHA PARA SE TORNAR FENÔMENO DE MASSA, DIZ IDC

27/04/2011

De acordo com um estudo da IDC América Latina, sobre o mercado de cloud computing, a adoção de serviços na nuvem por parte das empresas com mais cem funcionários na região aumentou de 3,5% em janeiro de 2010 para 15% em janeiro de 2011, indicando que as tecnologias de nuvem estão se convertendo em um fenômeno de massa.

O vice-presidente de pesquisa e consultoria da IDC América Latina, Ricardo Villate, afirmou que este aumento de adoção constitui um ponto de inflexão, já que essa massa crítica de usuários se converterá em uma alavanca para mais contratos de nuvem.

Segundo o estudo, 60% das empresas pesquisadas não entendem o conceito de serviços cloud, que a IDC define como produtos, serviços e soluções para negócios oferecidos e utilizados em tempo real pela internet. Apesar disso, Villate afirma ser evidente a propensão de crescimento do mercado de nuvem, uma vez que a taxa de empresas que responderam estar bem familiarizadas com o conceito de cloud duplicou nos últimos seis meses.

A virtualização de servidores e a transição para data centers prontos para cloud estão no centro desta onda de mudança de infraestrutura na região. Villate considera que o grande desafio dos fornecedores de cloud em 2011 será superar as barreiras relacionadas com a percepção que os clientes têm da nuvem, principalmente em relação à segurança de dados. "Assim, ações qualificadas de marketing dos principais fornecedores são fundamentais, mostrando as vantagens reais das novas tecnologias proporcionadas pela nuvem", diz.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar