Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESPÍRITO SANTO CONSTRÓI REDE.ES PARA BANDA LARGA

27/04/2011

O Governo do Estado do Espírito Santo assinou, nesta terça-feira, 26/04,, com a Oi/Telemar o primeiro contrato para implantar a Rede.ES, que vai interligar e atender os órgãos do Executivo Estadual com serviços comunicação de dados, voz e imagem na Capital e no interior.

A assinatura foi no Palácio Anchieta, em Vitória, e teve a participação do governador Renato Casagrande, de autoridades estaduais e municipais, além da diretoria do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

A Rede.ES proporcionará a infraestrutura necessária para que a internet de banda larga esteja disponibilizada em todos os 78 municípios capixabas. A previsão é que essa estrutura esteja implantada até o início do próximo ano, com velocidades variando de 256 Kbps (kilobits por segundo) a 155 Mbps (megabits por segundo). Num prazo de cinco anos, serão investidos R$ 145 milhões.

A Secretaria de Estado de Educação (Sedu) é a primeira a aderir à Rede.ES, que vai atender a mais de 400 escolas. Os órgãos estaduais poderão usar, com mais eficiência, mecanismos que vão proporcionar uma melhor comunicação com a web. Isso será possível porque a Rede.ES vai utilizar os links de internet recém-instalados que possuem uma velocidade mínima de 120,5 Mbps.

Outro benefício será a melhor aplicação dos recursos financeiros voltados para os serviços de comunicação de dados, voz, vídeos e imagens devido à adoção de um modelo de gestão integrado para a administração pública estadual. Além disso, haverá uma economia com as atividades de manutenção e de atualização tecnológica.

Em cada cidade, foi estipulado que, no mínimo, 15% dos assinantes dos Serviços de Telefonia Fixa Comutada (STFC) terão direito à internet mais rápida. No contrato, está, ainda, prevista a obrigatoriedade de fornecer o acesso à web com velocidade de 1.024 Kbps em 25% dos municípios.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos em exercício, Heráclito Amancio Pereira Júnior, destaca que o Estado terá uma única rede corporativa de dados, que vai interligar os órgãos do Executivo em todo o Estado.

?A Rede.ES vai ajudar bastante no ensino a distância, no uso da videoconferência e na redução dos custos com telefonia. No Data Center do Prodest, essa Rede será monitorada, para que o funcionamento seja o melhor possível?, afirma o secretário.

O Prodest será o responsável pela auditoria do contrato da Rede.ES, que terá seis pontos principais de acesso localizados em Vitória. Um deles ficará no Prodest e os demais, respectivamente, nas secretarias de Estado de Educação, Fazenda, de Segurança Pública, de Saúde, e de Gestão de Recursos Humanos. No interior, haverá pontos de roteamento de dados em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.


 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar