Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SMARTPHONES TERÃO CHIPS DE 2.5 GHZ JÁ NO FINAL DE 2012

21/04/2011

Os smartphones e tablets serão os primeiros aparelhos a utilizarem o aguardado processador Cortex-A15, da ARM, que devem chegar ao mercado entre o final de 2012 e início de 2013, de acordo com o gerente do segmento móvel nos EUA da ARM Holdings, James Bruce.

O executivo também anunciou que os parceiros da empresa inicialmente utilizarão processadores dual-core, e depois quad-core, em aparelhos móveis.

Anunciado no último mês setembro, o Cortex-A15 pode rodar em velocidades de até 2.5GHz e se ?estender? para até 16 núcleos em determinadas configurações.

Os processadores da ARM são utilizados na maioria dos smartphones e tablets do mercado atual, e a companhia licencia seu desenvolvimento para fabricantes de chip como Nvidia, Samsung, Texas Instruments e Qualcomm.

Muitos tablets e smartphones novos, como o Motorola Xoom e o LG G-Slate, possuem processadores dual-core derivados do atual design do Cortex-A9, também da ARM. As empresas Texas Instruments e Nvidia já licenciaram o design do Cortex-A15 para futuros chips móveis. A Nvidia anunciou que pode utilizar o design para desenvolver núcleos de CPU para PCs e servidores que poderão rodar a próxima versão do Windows, da Microsoft.

Smartphones e tablets continuam sendo a prioridade da ARM em desenvolvimento de processadores, apesar de as empresas parceiras poderem utilizar as CPUs para atenderem suas necessidades, afirma Bruce.

A ARM já afirmou que não fará sua presença sentida no mercado de servidores até 2014. A companhia também quer minimizar seu foco em aparelhos  ?de legado?, e, em vez disso, ir atrás de novas oportunidades no mercado móvel, disse o executivo, adicionando ainda que no futuro os smartphones podem substituir os PCs como aparelhos primários de computação. Vale lembrar que os smartphones já possuem portas para conexão com TVs de tela grande, e teclados e mouses podem ser facilmente conectados via Bluetooth.

?O fato interessante nos smartphones é a tela pequena chegando até a grande?, disse Bruce.

Aparelhos que preenchem esse espaço entre smartphones e computadores estão começando a aparecer. O recém-lançado smartphone Atrix, da Motorola, pode ser plugado a um dock (vendido separadamente) com uma tela e um teclado para ganhar uma funcionalidade parecida com notebook. O aparecimento de aparelhos desse tipo vai continuar à medida que os parceiros da ARM continuem a experimentar com novos formas móveis, explicou o executivo.
 
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar