Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ORACLE DEIXA OPENOFFICE PARA COMUNIDADE OPEN SOURCE

21/04/2011

A Oracle anunciou na última sexta-feira (15/4) que deixará de desenvolver a suíte de escritório Open Office, deixando-a nas mãos da comunidade open source.

Assim, o grupo que, em setembro do ano passado havia desistido da plataforma e iniciado o LibreOffice, deve voltar a suportá-lo ou, pelo menos, adotar o seu nome no programa que desenvolve atualmente.

?Acreditamos que o projeto OpenOffice.org será melhor gerido por uma organização interessada em atender a um público mais amplo a partir de uma base não comercial?, afirmou, via blog oficial, Edward Screven, arquiteto-chefe da empresa. ?Pretendemos começar o trabalho com a comunidade imediatamente, de modo que o sucesso do OpenOffice.org seja continuado.?

No texto, a Oracle também defendeu os padrões abertos utilizados pelo pacote - o Open Document Format (ODF) - e garantiu que continuará investindo no desenvolvimento de produtos em código aberto, como o Linux e MySQL.

Conflitos
Apesar do discurso da gigante, a comunidade open source nos últimos anos não a tem visto com
bons olhos. A criação do LibreOffice surgiu devido à insatisfação com o modo como ela geria o OpenOffice. Antes disso, surgiram confrontos entre a empresa e a comunidade em relação à linguagem Java e ao banco de dados MySQL.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar