Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EM UM ANO, ACESSOS EM BANDA LARGA CRESCEM 51% NO BRASIL

20/04/2011

No final do primeiro trimestre deste ano, o Brasil chegou a 38,5 milhões de acessos em banda larga fixa e móvel das prestadoras de serviços de telecomunicações, crescimento de 51,5% em relação a março de 2010, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Conforme dados de consultorias internacionais, o País já ocupa a oitava colocação no ranking do mercado global de banda larga móvel e está em nono lugar entre os países com maior número de acessos fixos.

Os acessos em banda larga fixa atingiram 14 milhões no final de março, aumento de 20,5% em relação a igual período de 2010. Na banda larga móvel o crescimento foi expressivo, de 13,7 milhões para 24,4 milhões no mesmo período, representando uma expansão de 77,7%.

Em nota à imprensa, a Telebrasil também divulgou dados da consultoria Informa e da organização 4G Americas, os quais informaram que o Brasil é o país latinoamericanoa com com maior crescimento na banda larga móvel e liderava, no final de 2010, com 59%, o ranking de acessos a esse serviço na região, seguido pela Argentina com 10%, México, com 6% e Colômbia, com 5%. No Brasil, são conectados 25 novos acessos em banda larga a cada minuto. O País já conta com 36% do total da base de telefones celulares na América Latina.

A pesquisa da Telebrasil também apurou que os acessos em banda larga fixa (Serviços de Comunicação Multimídia) no Brasil com velocidades inferiores a 1 Mbps estão em queda. As conexões mais rápidas, acima de 2Mbps, já representam 20% dos acessos e é nesta faixa que se verifica o maior ritmo de crescimento. Várias prestadoras estão realizando investimentos para a introdução de ultravelocidades, com a implantação de projetos de FTTH (Fiber to the Home).

A maior parte das conexões está em residências, que representam mais de oito em cada 10 conexões no Brasil. Segundo a Telebrasil, 79% dos domicílios que têm computador já acessam a internet em alta velocidade. Os números incluem conexões em banda larga fixa e as oferecidas por meio de modems de acesso à internet móvel.

 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar