Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BOM NAS TRILHAS, GPS DE CICLISTA NÃO ORIENTA BEM NA ÁREA URBANA

18/04/2011

O ciclocomputador GPS Rider50, da Bryton, é um ótimo aliado para o ciclista que gosta de pedalar em trilhas e estradas de terra longe das grandes cidades. Para os ciclistas urbanos, o Rider50, que custa R$ 1.699, não é um bom orientador de rotas.

A instalação do aparelho é extremamente fácil, não precisando de nenhuma ferramenta. O modelo testado possui um sensor de cadência, que deve ser fixado no pedal.

Divulgação
GPS Rider50, da Bryton, desenvolvido para ciclistas
GPS Rider50, da Bryton, desenvolvido para ciclistas

Fiquei surpreendido com a velocidade com que os satélites são captados e com a sua precisão. Em poucos segundos, o sinal aparece na tela, o que facilita bastante o uso da bicicleta em deslocamentos rápidos na cidade.

Com relação ao uso urbano, cabem ressalvas: a tela é pequena e o mapa que aparece não possui um zoom muito aproximado. Não é possível saber em que rua o ciclista está, muito menos o nome dela (só aparecem os nomes das avenidas principais). O ciclista urbano costuma, por questões de sobrevivência, usar as ruas menos movimentadas, justamente as que não aparecem totalmente na tela.

Para facilitar o seu uso, o mapa precisa estar sempre alinhado com a frente da bicicleta e o ciclista tem de saber o que está à sua frente. Porém no aparelho o mapa não vira de acordo com a direção da bike --o que vira é a flecha de localização. Houve situações em que eu ia para a frente, mas o mapa se deslocava para o lado.

Os dados captados são ótimos --quilometragem pedalada em subidas e descidas, temperatura, altitude etc. Uma vez lidos pelo programa instalado no computador, eles geram informações que podem ajudar na evolução e na correção de treinos.

A possibilidade de compartilhá-los em redes sociais torna a brincadeira de pedalar mais gostosa, já que seus amigos ou o seu técnico podem ver o que você anda aprontando na magrela.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar