Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CLOUD COMPUTING: CRESCE ADOÇÃO DA INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO, APONTA GARTNER

14/04/2011

Uma das modalidades de cloud computing (computação em nuvem), a infraestrutura como serviço ? também chamada de IaaS ?, começa agora a ganhar espaço no mercado. No entanto, uma recente pesquisa do Gartner aponta que esse é um mercado que tende a crescer de forma expressiva nos próximos anos.
 
A consultoria estima que, até 2014, esse segmento deve movimentar US$ 10,5 bilhões em todo o mundo, contra cerca de US$ 3,7 bilhões projetados para este ano.
 
No relatório, Lydia Leong, vice-presidente de pesquisas do Gartner, aponta que estamos vivendo a fase inicial do ciclo de adoção do modelo de IaaS pelas empresas. ?Este é um mercado em rápida evolução e que vai transformar a infraestrutura de TI nos próximos 10 a 20 anos?, pontua.

Na prática, a infraestrutura como serviço é uma forma de oferecer processamento, armazenamento, redes e os demais recursos computacionais em nuvem. A modalidade pode tanto ser gerenciada pelo departamento de TI das empresas como por provedores de serviços externos.

?O IaaS é um mercado emergente?, avisa a vice-presidente do Gartner. ?Os provedores de serviços devem ser flexíveis e estar preparados para responder rapidamente às demandas desse segmento e precisam ser ágeis na adoção de novas tecnologias?, conclui.
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar