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SOFTWARE AG MUDA ESTRUTURA COMERCIAL

14/04/2011

 

A Software AG, especializada no desenvolvimento de softwares de infraestrutura de negócios, finalizou recentemente sua estratégia de negócios no Brasil para 2011 e acaba de anunciar uma série de mudanças relacionadas ao seu time de vendas. Segundo a subsidiária, o objetivo é manter o ritmo de crescimento alcançado nos três primeiros anos de atuação direta no país ? período em que superou as expectativas traçadas inicialmente e passou a ser considerada a 3ª principal em termos de volume de negócios -, ampliar a cobertura geográfica do atendimento oferecido e aumentar fortemente a receita proveniente do portfólio de soluções de Business Process Excelence (BPE) ? linha adquirida da IDS Scheer em 2009.

A primeira mudança anunciada pela companhia diz respeito à divisão de atendimento da carteira de clientes. Até 2010, os projetos realizados no Brasil eram suportados por duas grandes equipes: uma focada em projetos relacionados ao setor privado e outra destinada à vertical de governo. A partir desse ano, no entanto, a cobertura será feita por três unidades.

A primeira, que estará sob o comando de Valério Regente, vice-presidente comercial da companhia, será responsável pelos projetos nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, e pelas chamadas ?top accounts?. A segunda, liderada por Renato Xavier, diretor comercial, cobrirá o atendimento nas regiões sul e sudeste do país. A terceira, sob a responsabilidade de Milton Cruz, diretor comercial da unidade de BPE, estará focada nos projetos relacionados às soluções de Excelência de Processos de Negócios em todo o Brasil ? principal aposta da empresa para esse ano.

?Nosso objetivo é garantir uma cobertura geográfica mais ampla e um atendimento ainda mais eficiente, focado nas peculiaridades de cada região. Além dessa mudança na divisão de atendimento à nossa base de clientes, contratamos quatro gerentes regionais. Esses profissionais terão como missão acompanhar de perto os projetos desenvolvidos regionalmente e alavancar os negócios nessas áreas. Nossa meta é chegarmos a dezembro com seis gerentes regionais?, comenta o novo presidente da subsidiária brasileira, Anthony Foley.

Segundo o executivo, a operação representa atualmente cerca de 6,4% da receita total da corporação e a expectativa é elevar esse percentual para 10% a 12% nos próximos anos. ?Temos uma gama gigantesca de oportunidades relacionadas à linha de BPE para explorar no Brasil. Em nossa avaliação o mercado local atingiu a maturidade necessária para esse tipo de iniciativa ? em alguns casos, como o setor financeiro, tornou-se essencial - e a nossa expectativa é duplicar os projetos dessa tecnologia?, destaca Foley.
Para tanto, uma das estratégias será aproveitar a expertise dos canais da companhia. Hoje a empresa conta com 12 canais e o objetivo é que até o final do ano 40% da receita da linha de BPE seja proveniente de vendas indiretas.

Fechando as mudanças relacionadas à área de vendas, a subsidiária anunciou ainda a estruturação de um time de especialistas de mercado. Batizado de SBS (Strategic Business Solution), o grupo será composto por profissionais especializados nas verticais de Supply Chain, Finanças, Seguros, Telecomunicação Óleo e Gás. ?O objetivo é que esses executivos, que conhecem a fundo os setores estratégicos para a Software AG, nos ajudem a adotar uma abordagem verticalizada, focada nas especificidades de cada segmento. Entender as necessidades desses mercados, sob o ponto de vista de quem atuou diretamente em cada um deles, nos trará um diferencial muito importante?, destaca Osmar Koga, gerente de Pré-Vendas da companhia.


 
Fonte: Convergencia Digital

 
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