Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK REFORMULA DATA CENTERS PARA TORNÁ-LOS MAIS ´ECOLÓGICOS´

08/04/2011

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (7/04) que está reformulando seus data centers para torná-los mais ecológicos e eficientes. A ação faz parte do Open Compute Project (Projeto Computar Aberto), que visa compartilhar a engenharia de tecnologia usada em seus novos servidores, instalados na cidade de Princiville, Oregon, nos Estados Unidos.

Qual é a importância disso? Bem, são essas as máquinas que armazenarão e protegerão todos os dados da rede social, de interesses pessoais às fotos compartilhadas. E é por ter acesso a essas informações que o Facebook consegue publicidade e anúncios.

Segundo o comunicado da empresa, o redesenho reduzirá o consumo de energia em 38% e os custos de manutenção em 24%. Ela pretende revelar a outras companhias o que fez para obter tais resultados positivos, de modo que elas possam seguir os mesmo passos.

O Facebook teve de se esforçar para reinventar sua estrutura. Retirou a pintura, parafusos e outros componentes desnecessários de cada máquina. A tinta tem propriedade que esquentam mais os computadores e sem os parafusos a tarefa de movê-los e substituí-los ? quando preciso ? é facilitada.

A empresa de Zuckerberg também projetou dois conjuntos de placas-mães para os servidores. Eles podem ser removidos rapidamente de seus racks quando tiverem de ser trocados.

?Penso que esta é a maior redução de custos em termos de tecnologia de data centers da década?, disse um executivo da Dell, que esteve presente à conferência da rede social nesta quinta-feira.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar