Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TEXTO MAIS ANTIGO DA EUROPA É ENCONTRADO NA GRÉCIA

06/04/2011

Uma tábua de cerâmica com mais de 3 mil anos, com o texto (decifrável) mais antigo da Europa, foi encontrada em um sítio arqueológico do Peloponeso, na Grécia, informou nesta terça-feira à AFP um arqueólogo da Universidade do Estado do Missouri (EUA).

"Esta tábua sugere que a escrita é muito mais antiga do que se acreditava até o momento", explicou o arqueólogo Michael Cosmopoulos em e-mail enviado à AFP.

Ao que parece, trata-se de um "documento financeiro" procedente de uma cidade da antiga região de Messênia.

A tábua de cerâmica foi descoberta em exsavações na colina de Iklena, aldeia do departamento de Messênia, 300 km a sudoeste de Atenas.

A artefato tem um século a mais que as tábuas já descobertas até o momento, destacou o arqueólogo.

"Trata-se da placa de argila cozida (com escrita) mais antiga já descoberta na Grécia, o que a torna a mais antiga da Europa", disse Cosmopoulos.

"Em um dos lados da tábua figuram nomes e cifras, e do outro lado um verbo relativo à confecção".

A inscrição está em Linear B, uma escrita utilizada pelos micênios da idade do bronze (1600 anos antes de Cristo), na época da Guerra de Tróia descrita na Ilíada de Homero.

As escavações, sob a supervisão da Escola de Arqueologia de Atenas, começaram em 2006 e já revelaram ruínas de uma enorme estrutura com grandes muralhas de entre 1550-1440 a.C.

Segundo Cosmopoulos, o local foi destruído provavelmente no ano 1400 a.C, antes de ser invadido pelo reino de Pilos, cujo rei, Nestor, é mencionado na Ilíada.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar