Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

IPAD PELA METADE DO PREÇO? VALOR DOS TABLETS CAIRÁ 50% ATÉ 2015

04/04/2011

 

A empresa de pesquisas Gartner revisou, nesta quarta-feira (30/3), sua projeção de gastos com TI em 2011. A alteração se deve, principalmente, às fortes vendas de tablets no ano passado, com destaque para o iPad, da Apple. A estimativa foi elevada em 5,6% e agora está na casa dos 3,6 trilhões de dólares ? 1 trilhão só nos Estados Unidos.

A boa notícia é que, segundo a empresa, o preço dos tablets deve cair pela metade até 2015. Em geral, essa é uma tendência com os eletrônicos à medida que eles se popularizam; no entanto, a queda não costuma ser em tamanha velocidade.

Em 2010, 17,6 milhões desses dispositivos foram comercializados, ao valor médio de 543 dólares. Já para este ano, a Gartner espera a distribuição de 69,5 milhões de unidades, a 423 dólares em média. Esse custo deverá cair para 300 dólares em 2013, chegando a 263 dólares em 2015, ano em que serão vendidos 295 milhões de tablets.

O aumento nas vendas dos portáteis, porém, causará a redução na receita com PCs, afirma a empresa. Tendência esta que as próprias fabricantes, como Dell e HP, admitem.

O momento, porém, é positivo, atesta Richard Gordon, analista da Gartner. ?O mercado saiu do crescimento zero de dois anos atrás para uma expectativa otimista como a de agora?. Se em 2010 os consumidores gastaram 10 bilhões de dólares com tablets, em 2011 este índice subirá para 29 bilhões.

Imprevistos
A grande preocupação do mercado é quanto à influência que os confrontos no Oriente Médio e os desastres naturais do Japão terão sobre o consumo de bens nos próximos meses.

?Por enquanto, não estamos propensos a fazer qualquer mudança em nossas projeções, já que ainda estamos estudando o impacto dos acontecimentos recentes?, afirmou Gordon. Em relação aos problemas que as empresas japonesas enfrentam, disse que ?os danos não serão tão grandes quanto se pensava?.

"A cadeia de abastecimento é, provavelmente, flexível o suficiente para suavizar algumas das rupturas."
 
 
 
Fonte: Macworldbrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar