Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JUSTIÇA PROÍBE GOOGLE DE CRIAR MAIOR BIBLIOTECA DE LIVROS VIRTUAIS DO MUNDO

23/03/2011

A justiça dos Estados Unidos vetou o acordo que permitiria ao Google criar a maior biblioteca de livros digitais do mundo. As empresas contrárias ao projeto, entre as quais a Amazon, alegavam que o mesmo violava as leis de direitos autorais.

O acordo em questão começou a ser negociado em 2005 pelas associações que representam autores e editoras de livros dos Estados Unidos e o Google. Ele previa que o gigante de buscas divulgasse as obras literárias na internet, em troca do pagamento de US$ 125 milhões pelos direitos autorais.

O juiz responsável por analisar o caso e que emitiu o parecer contrário ao acordo, Denny Chin, afirma que, apesar de a criação de uma biblioteca de livros virtuais favorecer muitas pessoas, ela poderia ?ir longe demais?, dando uma vantagem muito grande para o Google em relação a outros competidores.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o Departamento de Justiça norte-americano ainda destacou que o acordo pode violar as leis de direito autoral e de livre competição.

O Google já tinha transformado cerca de 12 milhões de livros para o formato digital.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar