Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NÃO PENSE QUE O CHROME É INVULNERÁVEL

15/03/2011

O Safari caiu num piscar de olhos enquanto que o Chrome se manteve ileso pelo terceiro Pwn2Own ? evento hacker ? consecutivo. Com base nessas informações, a conclusão a se tirar é evidente: evite usar o navegador da Apple e adote o software da Google como browser padrão.

No entanto, as coisas não são tão simples quanto parecem ? outras constatações podem ser feitas a partir de que programas foram invadidos e quais não foram. Sim, é verdade que o Safari foi atualizado pouco antes do desafio ? corrigindo falhas já conhecidas ? e, mesmo assim, não foi bem. Uma equipe conseguiu derrubá-lo em cinco segundos. É menos tempo do que a maioria das pessoas levaria para escrever ?o Safari foi derrubado em menos de cinco segundos?.

O Chrome, por outro lado, não sofreu nada, apesar do prêmio de 20 mil dólares, oferecido pela própria Google, a quem o vencesse. Dois times tentaram; um nem chegou perto, o outro disse que sua prioridade era a ofensiva contra o BlackBerry OS. É como se o browser da gigante fosse livre de falhas.

Mais uma vez, a conclusão óbvia: não use o Safari ? ou o Internet Explorer 8, que também foi invadido - troque-o pelo Chrome. É isso mesmo? Bem, não. Um pouco, talvez, mas não. O grande perigo é que o usuário comece a achar que o navegador da Google é invulnerável. É importante manter tudo sob perspectiva. Sobreviver ao Pwn2Own não significa indestrutibilidade, apenas que os pesquisadores que se propuseram a derrubar o software não conseguiram explorar as falhas que, muito provavelmente, ele possui.

A queda do Safari prova que mesmo um programa devidamente atualizado possui vulnerabilidades. Já a derrota do Internet Explorer demonstra como os hackers podem ignorar ou burlar as ferramentas de segurança do sistema operacional em que o software está instalado.

Em suma, até faz sentido você escolher o Chrome em detrimento de seus rivais (Safari e IE), já que, embora tenha seus problemas de código, eles não foram descobertos tão facilmente. Apenas lembre-se de não baixar a guarda ? não se sinta totalmente seguro apenas por que o browser resistiu aos ataques dos especialistas durante uma Pwn2Own.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar