Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MICROSOFT LIBERA INTERNET EXPLORER 9 HOJE; NAVEGADOR TERÁ FUNÇÕES DE APLICATIVO

15/03/2011

Após seis meses do lançamento da versão de testes (apresentada em setembro de 2010), a Microsoft vai liberar nesta terça-feira (15) a versão oficial do navegador Internet Explorer 9 em português. Para bater a concorrência, a empresa priorizou, basicamente, dois aspectos: a possibilidade de programação de páginas para que elas se tornem um ?aplicativo? e o aumento da área de navegação. O navegador da Microsoft estará disponível no site www.internetexplorer9.com.br no período da manhã.

As informações foram passadas pela Microsoft Brasil nesta segunda-feira (14). No entanto, o evento SXSW (South by Southwest), realizado na cidade de Austin nos Estados Unidos, será o palco do lançamento mundial do Internet Explorer. A empresa vai liberar o download do programa durante a madrugada. 

Ainda utilizado em poucos sites brasileiros, o recurso de transformar uma página em um aplicativo consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows. Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para seções do site, caso a página tenha programação adequada. No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como acessar a área de mensagens ou o feed de notícias do perfil. Já o blog americano ?Huffington Post? exibe atalhos para algumas editorias do site.
 
 

Segundo a Microsoft, o blog ?Huffington Post? teve um crescimento de 11% no número de páginas visualizadas com a implementação do recurso. Até o momento, no mundo, há mil páginas que podem se transformar em aplicativos.

Os dois principais concorrentes da Microsoft têm recursos parecidos. Porém, para isso, é necessário instalar um complemento que mostre sessões ou funcionalidades específicas de um site.

Outra grande diferença que os usuários antigos do Internet Explorer vão notar é o aumento da área de visualização das páginas abertas pelo navegador. ?O foco do usuário em uma página é a navegação, e o browser não pode atrapalhar isso. Nós percebemos é que o usuário quer cada vez mais uma navegação mais limpa?, explicou Osvaldo Oliveira, diretor geral da área de consumo da Microsoft, sobre a mudança do programa em relação às versões anteriores.

Este último recurso é tendência entre os navegadores. O Google Chrome, desde sua estreia (há dois anos), já reserva um grande espaço para a exibição da página. A versão beta do Mozilla Firefox 4 indica que quando o browser estiver completamente pronto, fará o mesmo.

Complementos

Ponto forte dos concorrentes (Google Chrome e Mozilla Firefox), a Microsoft não deu sinais de que vai incentivar que haja uma loja de aplicativos vasta para o Internet Explorer 9. A empresa disponibiliza recursos para desenvolvedores fazerem aplicações, mas a política da empresa é que quanto menos tiver esses recursos, melhor para o internauta. ?Não queremos estragar a experiência do usuário. Achamos que o navegador deve ter interferência mínima?, disse Osvaldo Oliveira.

Caso o usuário queira instalar os complementos disponíveis para o Internet Explorer, o gerenciador de complementos avisa que o uso da funcionalidade pode deixar o navegador mais lento.

No que diz respeito à velocidade, o Internet Explorer 9 usa o poder da GPU do computador (Unidade de processamento gráfico) para fazer com que as páginas abram rapidamente. Além disso, o browser tem melhorias na execução de scripts java.

Segurança e outros recursos
Quanto à segurança, a Microsoft traz duas novas funcionalidades. A primeira é a ?Tracking protection? (Proteção contra rastreamento, em tradução livre). Ao usar esse recurso, o usuário poderá, por exemplo, baixar listas de sites como o Adblock,  para evitar que sites gravem o conteúdo digitado pelo internauta.

A segunda é uma ferramenta que dá a opção de bloquear controles Active X ? componentes de software que, geralmente, têm acesso a várias partes do sistema operacional.  Usuários mal-intencionados podem utilizar isso para infectar computadores.

Para facilitar a visualização dos programas baixados, o novo Internet Explorer 9 traz ainda um gerenciador de downloads (o usuário, inclusive, pode pausar o processo e retomá-lo mais tarde), busca instantânea (ao digitar na barra de endereços, o navegador sugere resultados) e tem suporte à tecnologia HTML 5 (linguagem web que dispensa a atualização de plug-ins para visualização de conteúdo multimídia).
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar