Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NASA CERTIFICA PRIMEIROS ÓCULOS COM LENTES AJUSTÁVEIS

09/03/2011

A NASA certificou um novo modelo de óculos que permite aos astronautas com problemas de visão enxergarem imagens claras a qualquer distância. 

Atualmente, a idade média entre os astronautas é de cerca de 48 anos, por isso muitos deles têm presbiopia, de acordo com Dr. C. Robert Gibson, especialista em oftalmologia do departamento de Medicina Espacial da Nasa. A presbiopia é uma doença na qual as lentes dos olhos perdem elasticidade, reduzindo a capacidade de focar objetos a uma determinada distância.

Geralmente, a presbiopia é diagnosticada por volta dos 40 anos, de acordo com o site All About Vision. Então, não é nenhuma novidade que alguns astronautas mais velhos precisem de assistência.

Atualmente, a presbiopia pode ser tratada de várias maneiras, incluindo cirurgia ou lentes corretivas. Infelizmente, os efeitos de uma cirurgia ocular sob gravidade zero ainda não foram totalmente estudados, embora possam ser mínimos. Por isso os astronautas continuam usando o velho par de óculos, que tem grandes inconveniências, como distorção e um campo de visão limitado. 

Por isso, a empresa Superfocus lançou uma alternativa: as lentes ajustáveis.

 

A grande diferença, é que os novos óculos colocam duas lentes em cada olho em vez de apenas uma. A primeira é uma lente exterior é aquela habitual que deve ser utilizada diariamente. Já a segunda é uma lente interna que é composta por uma superfície clara e sólida dentro de uma membrana transparente e flexível, com um líquido transparente no interior. Além disso, na parte superior dos óculos, entre os olhos, existe uma barra que ao ser pressionada altera entre as duas lentes.

De acordo com a empresa, este ajuste pode ajudar os astronautas a focalizar textos pequenos ou objeto distantes.

Atualmente, os óculos estão disponíveis também para o consumidor que podem comprá-los pelo de 700 dólares.



Fonte: IdGNow 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar