Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ROBÔ RECEBE ENCARNAÇÃO HUMANA; VEJA

07/03/2011

Máquinas que declamam poesias, praticam ping-pong, jogam futebol (se for preciso, até na posição de goleiro) e recebem a encarnação de pessoas conectadas à internet. É com este tipo de humanoide que se cruzava pelos corredores da feira de tecnologia Cebit, que terminou ontem (5), na Alemanha.

Um dos modelos, que já está à venda na Europa, é o Jazz. O robô francês dá a seus usuários o gostinho do teletransporte. Desembolsando R$ 18.450, o dono do brinquedo pode controlá-lo à distância, pela internet, com a ajuda de uma webcam e um microfone.

O Jazz mostra em seu monitor o rosto de quem está no controle, reproduz sua voz e se movimenta de acordo com as coordenadas que recebe do software "da base". O robô não é dos mais ligeiros (4 km/h), mas também não sai trombando por aí, já que usa 12 sensores para impedir impactos.

A companhia diz que tenta vendê-lo para consumidores comuns, mas também trabalha com empresas de segurança e organizadores de eventos.

Outro modelo que coloca a robótica como um dos pilares da edição da Cebit 2011 é o dramático RoboThespian. Além de interpretar à perfeição o monólogo de "Hamlet", a máquina de US$ 90.000 da britânia Engineering Arts dança, reconhece a voz do interlocutor e reproduz falas em 20 línguas.

Pra quem procura interface menos futuristas e gosta de praticar exercícios, a feira montou um estande com sistemas robóticos esportistas, como um goleiro autômato que identifica para que lado vai a bola (e é realmente difícil batê-lo...) e um oponente digital para jogar tênis.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar