Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMPARATIVO: IPAD 2 VS. MOTOROLA XOOM

07/03/2011

O sucesso do iPad no ano passado fez com que as concorrentes da Apple fossem correndo preparar aparelhos semelhantes, como o BlackBerry PlayBook, o Motorola Xoom e o Samsung Galaxy Tab.

Mas apesar de todos esses novos produtos no mercado (nem todos já foram lançados), a Apple continua como o padrão definitivo para o que deveria ser um tablet, como evidenciado no lançamento do iPad 2 na última semana. O lançamento do novo gadget não apenas roubou a atenção do recém-lançado rival Xoom, mas também serviu para mostrar ao resto do mundo que a ?maçã? não estava apenas descansando sobre seus louros. Nesta reportagem, vamos dar uma olhada em como o novo iPad se sai contra o Xoom (primeiro tablet a trazer o Android 3.0, sistema criado especificamente para tablets) em aspectos como hardware, sistema operacional, opções de modelos e preços.

Hardware
Ambos os aparelhos possuem processadores dual-core de 1GHz, por isso poderão rodar aplicativos e navegar na web de maneira mais rápida que o primeiro iPad. Os dois tablets também oferecem duração de bateria igual, já que oferecem cerca de 10 horas para uso de web via Wi-Fi e cerca de 9 horas para uso da web via 3G. E por último, ao contrário do iPad original, tanto o Xoom quanto o iPad 2 possuem duas câmeras cada, uma traseira e outra frontal.

ipad2-390.jpg

iPad 2 estará disponível em duas cores: preto e branco

Então quais são as diferenças aqui? Bem, a tela do Xoom, com 10,1 polegadas e resolução de 1280x800 pixels (150 pixels por polegada), é ligeiramente melhor que a do iPad 2, com 9,7? e 1024x768 pixels (132 pixels por polegada). Além disso, o novo iPad é um aparelho extremamente fino e leve, já que mede 0,8cm e pesa cerca de 600g. Já o Xoom possui 1,2cm de espessura e pesa 720g.

Vencedor: essencialmente um empate

Software
O iPad 2 roda o iOS 4.3, versão mais nova do sistema operacional da Apple que fez sucesso no iPhone e depois migrou para o tablet. Enquanto isso o Xoom roda o Android 3.0, também conhecido como ?Honeycomb?, que é a primeira versão do sistema da Google desenvolvida especificamente para tablets. Essa é uma área em que o iPad realmente se destaca, uma vez que o iOS já é conhecido e confortável para muitos usuários de tablets enquanto o novo sistema do Google ainda é algo como um trabalho em andamento. Isso não é dizer que o Android nunca vai alcançar ou até superar o iOS, mas atualmente o sistema da Apple leva vantagem. E é claro, a beleza do Android é que muitas fabricantes de aparelhos o adotaram. Então, mesmo que a versão do Xoom não seja algo finalizado, pode ser muito melhorada quando os outros tablets com o mesmo sistema chegarem ao mercado nos próximos meses.

O iPad também possui a clara vantagem de já possuir muitos aplicativos disponíveis em razão do tempo que está no mercado (o modelo original foi lançado em abril de 2010). Apesar do Android Market (loja de apps da Google) ser um rival impressionante para a App Store da Apple quanto a aplicativos para smartphones, ele ainda está longe de chegar próximo da concorrente na categoria tablets. Assim, enquanto os usuários de iPad possuem cerca de 65 mil apps específicos para iPad disponíveis, os usuários do Xoom terão de esperar até que os desenvolvedores fiquem mais acostumados com o Honeycomb para terem opções parecidas.

Vencedor: iPad 2

xoom390

Tela do Xoom leva vantagem sobre a do iPad 2

Preço (nos EUA)
É aqui que as coisas ficam complicadas para o Xoom. O preço do tablet da Motorola de 32GB e 3G sem subsídios é de 799 dólares, mais do que os 729 dólares que a Apple sugere como preço para o modelo 32GB do seu tablet (com Wi-Fi e 3G). A Motorola também promete um modelo apenas com Wi-Fi por 599 dólares, mesmo preço cobrado pela Apple no iPad Wi-Fi. O problema é que a ?maçã? também está oferecendo uma maior variedade de modelos para usuários com diferentes necessidades:  16GB, 32GB ou 64GB de armazenamento (Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G), com preços entre 499 e 829 dólares. No final das contas, a maior variedade de modelos e preços do iPad dão vantagem para o aparelho da Apple sobre o rival da Motorola.

Vencedor: iPad 2
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar