A Polícia Nacional da Espanha deteve 10 pessoas e acusou outras duas por posse e distribuição de pornografia infantil, segundo um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira.
Um dos detidos, um homem de 31 anos morador de Alicante, no leste da Espanha, também produzia material de carga pedófila. O detido havia instalado uma câmera no banheiro de sua casa, com a qual gravava cenas de sua cunhada de 13 anos nua, sem que ela soubesse.
As autoridades utilizaram um software chamado GNUWATCH, desenvolvido nos Estados Unidos, com o qual se localizou usuários que baixaram os arquivos em redes de compartilhamento de arquivos.
O software possui uma lista de milhares de arquivos de carga pedófila "de extrema seriedade", segundo o comunicado oficial, e permite rastrear os usuários que os compartilham.
A operação, coordenada por agentes da Brigada de Investigação Tecnológica e que teve participação de diferentes corpos policiais, envolveu doze registros em diversas províncias espanholas, nas quais a polícia confiscou arquivos ilícitos e equipamentos de informática.
Fonte: Uol