Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTÁ ATRASADO EM SUA DISSERTAÇÃO OU MONOGRAFIA? CULPE O TWITTER!

25/02/2011

Circula pela Internet um site inglês que, com um clique, calcula quantas páginas você gastaria se tivesse que imprimir toda sua timeline do Twitter. Claro que nunca passou pela cabeça de ninguém fazer isso (espero), mas o site Print Effect, elaborado pela empresa de suprimentos Cartridge Save, dá uma boa noção de quanta energia dedicamos ? todos nós ? ao microblog.

calculadora-twitter

Fiz o teste com minha timeline e fiquei pasmo. Nada menos que 63 mil páginas A4 seriam necessárias para colocar no papel tudo que eu e as pessoas que sigo escreveram. A impressão levaria quase 43 horas para terminar e usaria 105 cartuchos de tinta. Colocadas lado a lado, as páginas cobririam quase 4 mil metros quadrados! No caso do perfil @idgnow, então, o resultado é aterrador: 1 milhão de páginas (ver figura).

Trata-se obviamente de um cálculo recheado de aproximações. Antes que examinasse o código-fonte do site, encontrei a página que explica como as contas são feitas. O site estima que cada página A4 possa conter 3 mil caracteres, e que cada tweet tem o tamanho máximo de 140 caracteres.

Feito isso, o site obtém o número de tweets que você já publicou e os totais de cada pessoa que você segue. No meu caso, este número resultou em um número próximo de 1,4 milhão. Multiplicando este número por 140 e dividindo por 3.000, obtemos a quantidade aproximada de folhas: 65 mil. Você pode repetir a conta usando apenas o número de tweets que escreveu ? no meu caso, a conta resultou em 233 páginas, o tamanho de uma boa dissertação de mestrado.

Há alguns poréns. O site explica que, se o usuário segue menos de cem pessoas, a contagem de tweets é completamente precisa. Se o usuário segue mais de cem pessoas, o site leva em conta o total de tweets dos cem amigos mais recentes e usa esses números para calcular, aproximadamente, quantos tweets terão todos os amigos somados.

Para a maioria, o contador de tweets é apenas uma brincadeira. Para outros, no entanto, é uma forma cruel de descobrir porque sua monografia ou dissertação anda tão atrasada. Se toda a energia dedicada aos tweets tivesse sido empenhada no estudo, talvez tivéssemos vários prêmios Nobel em solo brasileiro ? ou, pelo menos, bibliotecas mais cheias. Ei, isso merece um tweet?
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar