Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APÓS 13 MESES, CISCO CANCELA SERVIÇO QUE COMPETIA COM O GOOGLE APPS

24/02/2011

A Cisco Systems decidiu encerrar seu serviço de e-mail chamado Cisco Mail, segundo com um post no blog da companhia, na última terça-feira (22/2).

Com o crescimento dos serviços em nuvem, a Cisco encontrou neste mercado uma oportunidade de oferecer serviços de e-mail, juntamente com o seu bem sucedido serviço WebEx Conferencing, que combina o compartilhamento de desktop por meio de um navegador com conferências por telefone e vídeo. Mas, após a recente decisão, o que parece é que os usuários não estavam tão interessados em utilizar o serviço de e-mail da empresa.

"O fracasso da Cisco - que investiu cerca de 250 milhões de dólares no projeto - demonstra o desafio de entrar em um mercado já consolidado e as dificuldades em enviar serviços complexos e que demande aplicativos baseados em nuvem", escreveu o vice-presidente e analista principal de e-mail da Gartner, Matthew Cain.

Lançado há cerca de apenas 13 meses, o Cisco Mail competiu com o Google Apps, um pacote online completo que inclui e-mail, agenda e aplicativos de produtividade. De fato, ao analisar Google e Cisco é possível encontrar grandes diferenças. Por exemplo, a Cisco pretende encontrar novas áreas em que ela possa cobrar uma taxa por seus produtos e serviços, enquanto a gigante de buscas visa desenvolver seus recursos para impulsionar as vendas de publicidade.

Leia também: Google muda Apps para aumentar segurança contra spam

"Em 2007, quando a Google lançou o Apps, o preço já era extremamente baixo", disse Cain.

No papel, você pode ver que a Cisco estava lutando uma batalha perdida, já que o Google Apps oferece um amplo conjunto de ferramentas com menos custo e mais espaço de armazenamento.

Por exemplo, o pacote padrão do Cisco Mail incluia integração com o Outlook e 5GB de armazenamento, custando 5 dólares por mês, enquanto o Apps para empresas oferece cinco vezes o armazenamento por 50 dólares por ano.

Para as empresas que querem migrar seus e-mails e outros recursos para a nuvem, existem também outros serviços, incluindo Microsoft Exchange Online, que oferece 25 GB de armazenamento por 5 dólares mensais por usuário. Atualmente, o Exchange Online é parte do suite Microsoft Business Productivity Online Standard, que inclui também o SharePoint Online, o Office Live Meeting e Office Communications Online. 

A Cisco anunciou que ajudará os atuais clientes a migrarem para outros serviços de e-mail. "A empresa também oferecerá suporte até o final de cada contrato", declarou ele.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar