Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BANDA LARGA CHEGA A 88% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, MAS FALTA CONCORRÊNCIA

23/02/2011

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgado nesta terça-feira (22/02), empresas privadas oferecem Internet banda larga em 4897 municípios brasileiros, ou seja, 88% das cidades do país. Juntas, elas representam 97% da população brasileira.

Entretanto, apenas 1551 (27,8%) dos municípios contam com pelo menos duas prestadoras que dispõem do serviço. A Telebrasil, porém, destaca que os maiores centros, com 114 milhões de habitantes, possuem pelo menos três provedores de Internet rivais.

Outro dado é que o número de acessos a partir de conexões de alta velocidade aumentou em 53% na comparação entre janeiro de 2011 e o mesmo mês de 2010. Dessa forma, foram contabilizados 12,4 milhões de novos acessos, atingindo um total de 36,1 milhões.

A tecnologia que mais cresceu, no entanto, foi a 3G: 85% mais conexões em relação ao ano passado ? o que incluiu tanto o uso de modems, para ter Internet em computadores, quanto de smartphones.

O estudo termina com uma pequena menção aos tributos brasileiros: ?a evolução tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que varia de 43% a 63% sobre o preço dos serviços?, diz o texto. ?Caso os impostos sejam reduzidos, os gastos dos usuários com esses serviços diminuirão na exata proporção da redução desses índices?, conclui.
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar