Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OPERADORAS SE ESFORÇAM PARA FINALIZAR NORMA LTE-ADVANCED

22/02/2011

Os principais fabricantes mundiais de celulares estão reunidos esta semana, em Taiwan, com o objetivo do finalizar uma das primeiras versões da norma de comunicação móvel Long-Term Evolution Advanced (LTE-Advanced), que pode elevar a transferência de dados para velocidades de 1 Gbps.

Cerca de 800 pessoas de empresas como a HTC, Nokia e Samsung Electronics trabalham na especificação em uma reunião do organismo de normalização 3GPP, em Taipei.

Por permitir conexões de altíssima velocidade, a tecnologia LTE-Advanced será ideal para as pessoas que fazem downloads de arquivos audiovisuais para os seus dispositivos móveis, disse Feng Wen-sheng, director de comunicações sem fios num laboratório do Industrial Technology Research Institute, patrocinador do evento, financiado pelo governo de Taiwan.

O LTE-Advanced também possibilitará a comunicação entre máquinas (M2M), por exemplo, permitindo ligar sensores de detecção de mudanças na temperatura do ar que podem sinalizar um incêndio e, em seguida, enviar mensagens aos centros de emergência de busca e salvamento, afirmou Feng.

"A tecnologia móvel de voz já está bastante avançada. Por isso, o LTE-Advanced foca mais na transferência de dados?, disse Feng. ?Temos tentado desenvolver o LTE-Advanced há algum tempo e, em Taipei, esperamos confirmar uma versão final?.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), adoptou o LTE-Advanced e o WirelessMAN-Advanced (norma derivada do WiMax), para o seu programa IMT-Advanced que visa definir o futuro das redes móveis. E diz que ambas são melhorias substanciais sobre os atuais sistemas móveis.

Após sexta-feira, o LTE-Advanced estará pronto para os fabricantes conceberem smartphones e equipamentos de rede, segundo Feng, após os participantes na conferência desta semana discutirem as patentes e os acordos de licenciamento cruzados relativos a esta tecnologia.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar