Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES CRIAM PROJETO QUE PROMETE DOBRAR TRÁFEGO EM REDES WIRELESS

21/02/2011

Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram um novo processo para que aparelhos wireless possam emitir e receber ondas de rádio, simultaneamente e sem interferência. Até agora, cientistas consideravam impossível realizar essa tarefa ao mesmo tempo, uma vez que, com exceção da telefonia, todos os equipamentos sem fio precisam "revezar" turnos para enviar e receber dados.

A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores pode baratear e tornar mais rápida a troca de dados nas redes wireless que existem atualmente, dobrando sua capacidade.

Pelo modelo desenvolvido em Stanford, os persquisadores colocaram duas antenas de transmissão - em vez de apenas uma ? em um roteador e mais uma antena receptora no meio. As duas transmissoras passaram a  interferir no sinal uma da outra, criando um ponto nulo acima da receptora. Dessa forma, o equipamento pode receber informações de outros pontos sem se confundir com os próprios dados emitidos. O processo é semelhante ao que fazem alguns fones de ouvido que anulam o som exterior.

O próximo passo para os pesquisadores é tornar a tecnologia comercialmente viável.

Veja vídeo que explica funcionamento da tecnologia:



 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar