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SOCIAL MEDIA MARKETING: DE QUEM É ESSE JEGUE?

07/02/2011 01:00:00

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A história desse jegue é arretada, cheia de controvérsias e opiniões divergentes.

Semana passada o ótimo site Brainstorm9 (http://www.brainstorm9.com.br) iniciou uma votação sobre em qual departamento dentro de uma agência deveria estar a área de mídias sociais. No Digital, no de Criação, em um ma área dedicada a Social Media, no Planejamento ou com Mídia? A votação encontra-se no link: http://bit.ly/dI3wxZ

Resolvi contar a história do jegue segundo o meu ponto de vista. A história do jeguinho deve começar lá no departamento de marketing da empresa. Os profissionais de marketing devem definir como, porquê e quando devem começar a atuar com mídias sociais. Se for para entrar só porquê o concorrente está no Twitter, sem planejamento, sem inteligência estratégica, esqueça.

Vamos a primeira pergunta do profissional de marketing: como?

Com quem devo fazer uma campanha de social media marketing? Devo falar com a minha agência tradicional que diz ter um braço digital? Devo contratar uma agência digital? Devo criar a minha própria estrutura interna?

No Social Media Brasil 2010 (@socialmediabr) conversei com a profissional americana Jéssica Carter (@jescarter), proprietária de uma agência especializada em social media marketing focada em mulheres: http://jessicafayecarter.com (olha o nível da segmentação) e fiz essa pergunta: Jéssica, de quem esse jegue nos EUA? Jessica me respondeu que o mercado americano está tão indefinido nesta questão quanto o brasileiro. Empresas optam por uma das três opções.

Pois bem, vejamos um fluxograma da agência digital @MentesDigitais para atender um cliente de médio porte em uma campanha de social media marketing.

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Reparem, são oito pessoas envolvidas na campanha.

Muito bem, vamos dizer que o cliente opte por montar sua estrutura interna. Ótimo, estes profissionais devem ser treinados e a comunicação e o marketing devem estar muito bem integradas a essa equipe.

Segunda opção, contratar uma agência digital. Bom, essa agência é realmente uma agência de comunicação? Ou é apenas uma empresa que cria sites que entrou na onda das mídias sociais? Possui uma equipe multidisciplinar de comunicação? Jornalistas, publicitários e relações públicas?

E a terceira opção, utilizar o braço digital da agência tradicional. Esse braço existe ou é tercerizado? Qual o tamanho deste braço?
A agência tradicional respira Internet? E o mais grave dos problemas: a agência tradicional é acostumada a gerar sua receita com comissionamento por volume. O Facebook não comissiona. O Google não comissiona. O Twitter não comissiona?

Mídia Social demanda tempo, muito tempo? profissionais especializados e treinados. Compensa para a agência tradicional ter este braço digital? O risco do #fail não é muito grande?

Qual o cenário ideal?

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Na minha opinião é integrar. O responsável pelo planejamento da agência tradicional deve sentar com o planner da agência digital e dali sair um plan único, integrando todas as plataformas de mídia. O offline direcionando para o online e o online direcionando para o offline.

Já passou da hora das agência tradicionais integrarem seus trabalhos com agências digitais, que respiram Internet. Ou a agência tradicional tem um braço digital muito bem estruturado, não falo apenas de Social Media, aí entro em SEM, SMO e desenvolvimento de sites ou o caminho mais seguro é uma integração com as agência digitais. O planner da agência tradicional deve brifar o planner da agência digital, para que haja uma convergência. O crossmedia é mais que necessário e urgente.

O pensamento das agências tradicionais deve ser como no momento de produzir um vídeo, ela não vai produzir um vídeo sozinha, vai contratar uma produtora de vídeo tercerizada, vai brifá-las e aí os profissionais de vídeo vão se dividir (roterista, diretor, iluminador, editor, atores, etc) para realizar o job. O pensamento com Social Media deve ser o mesmo, a agência digital possui profissionais de planejamento, de geração de conteúdo, de relacionamento, de netnografia, de monitoramento, entre outros para realizar o job.
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
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