Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MUTIRÃO TRADUZ MENSAGENS DE EGÍPCIOS EM SERVIÇO DE TUÍTE POR TELEFONE

02/02/2011 01:00:00

Na segunda-feira (31), Google, Twitter e a SayNow apresentaram um serviço que permite que qualquer pessoa no Egito possa tuitar de uma linha telefônica. No entanto, pelo fato de várias mensagens serem gravadas em árabe no serviço, um grupo de voluntários decidiu transcrever os tuítes audíveis para depois traduzi-los. As informações foram postadas no blog americano ?The Next Web?.

Para isso, foi montada uma planilha pública do serviço Google Docs (espécie de pacote Office acessado pela internet). Em uma coluna está o link da mensagem de voz, em uma segunda a transcrição para o árabe. Na sequência, a tradução da mensagem para inglês, francês, espanhol ou alemão. A maioria das mensagens postadas já tem tradução para a língua inglesa.

"Eu sou egípcio e amo meu país. E eu gostaria de dizer que Mubarak não tem o direito de dizer que é nosso presidente. Ele é um traidor, que tinha os recursos para ajudar o nosso povo, mas decidiu fazer o contrário", diz uma das mensagens traduzidas do árabe contidas na planilha.

Apesar de ter sido criado para a população egípcia ? que teve o acesso à internet bloqueado pelo governo ? usuários do mundo todo têm postado mensagens de apoio ao povo daquele país.

"Aqui é a Sara, falando dos Estados Unidos. Todos os egípcios que vivem aqui na América estão vendo vocês, e nós queremos que vocês mantenham-se fortes. Tudo o que vocês têm feito nos enche de orgulho", postou outra usuária em inglês.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar