Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UNIÃO EUROPEIA ESTABELECERÁ DIRETRIZES PARA CLOUD COMPUTING

31/01/2011 01:00:00

A União Europeia vai apresentar um conjunto de normas para a computação em nuvem cobrindo áreas como a proteção de dados, privacidade e abordagens comuns para o desenvolvimento da cloud. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, a comissária europeia para o digital, Neelie Kroes, afirmou que essas são algumas das principais questões enfrentadas na computação em nuvem e que a própria União Europeia tinha um papel a desempenhar no processo.

"Esta é uma situação complexa e ninguém pode ter todas as respostas. E a computação em nuvem, vai acontecer de qualquer maneira?, disse. "A UE tem um papel a desempenhar: podemos ajudar a fazer isso acontecer de forma mais suave ou rápida?.

Com tantos governos à procura de formas para cortar os gatos públicos, Kroes apontou a redução de custos com tecnologia como um bom passo, mas alertou que isso não significaria relaxar outras salvaguardas. ?Como utilizadores da cloud, incluindo organizações do setor público, olhe-se para uma esperada economia com ganhos de produtividade em toda a economia europeia. Um claro papel dos governos é também garantir que as conquistas europeias, como a proteção efetiva dos dados e o mercado único, não se choquem com a computação em nuvem?, disse.

Kroes descreveu as três principais áreas em que a UE vai se envolver: o quadro jurídico da proteção de dados e da privacidade; fundamentos técnicos e comerciais, nomeadamente em áreas como a segurança e na normalização técnica de APIs e no formato dos dados. Finalmente, disse que UE apoiará projetos-piloto visando o desenvolvimento do modelo de cloud computing.

Segundo Kroes, deve haver uma série de reuniões em Bruxelas, na Primavera, entre prestadores e clientes de cloud.
 
 
 
Fonte: CIO

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar