Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VIBER FAZ CHAMADAS GRATUITAS DE VOIP ENTRE IPHONES, SEM ´SUGAR´ A BATERIA

31/01/2011 01:00:00

O Viber um aplicativo gratuito de voz sobre IP (VoIP) para o iPhone que permite realizar chamadas tanto via rede 3G como Wi-Fi entre dois aparelhos, que tenham o aplicativo. O que o destaca em relação aos outros aplicativos é a sua integração com iOS.

A ideia dos desenvolvedores é que, no fim das contas, você descarte o aplicativo Telefone nativo do iPhone e passe a utilizar apenas o Viber para todas as suas chamadas, por meio de um sistema inteligente: se o seu contato tem o Viber, a ligação é VoIP; se ele não tem, a ligação é feita do modo tradicional, via rede celular.

Interface
Fora a cor, a interface do Viber é praticamente a mesma do aplicativo Telefone. As abas Favoritos e Recentes possuem as exatamente mesmas funções do app nativo. Já a aba Contatos possui uma pequena diferença: ela mostra todos os contatos e possui um botão para filtrar e mostrar apenas aqueles que possuem um iPhone com o Viber instalado e podem receber chamadas de VoIP.

A última aba, Mais, traz informações sobre o aplicativo e políticas de privacidade, uma opção para convidar amigos, compartilhar via Facebook ou Twitter.

Um trunfo sobre o Skype
Antes de falarmos sobre a qualidade, é importante dizer que a principal vantagem do Viber é que ele se integra com o sistema de notificações do iOS: você não precisa abrir o aplicativo para receber uma chamada de voz.

img_3008.png img_3009.png
Interface é identica à do aplicativo Telefone; filtro na aba de contatos mostra só quem tem o Viber

Essa integração é similar ao FaceTime: se alguém te ligar via Viber e seu aplicativo estiver fechado, uma notificação avisa que alguém está ligando e o celular toca como se fosse uma chamada comum, com um toque específico do aplicativo. Ao aceitar, o Viber é carregado e a chamada é atendida.

Isso significa que ele não gasta bateria extra, ao contrário do Skype, que precisa ficar conectado à sua rede em segundo plano, para receber ligações.

Qualidade das ligações em conexões Wi-Fi e 3G
As chamadas de voz feitas pelo Viber possuem uma qualidade surpreendentemente boa, muito superior à das operadoras móveis nacionais, com as quais estamos acostumados. Mas tudo depende, é claro, da qualidade da sua conexão: via Wi-Fi, não tivemos problema, as chamadas funcionaram perfeitamente.

  img_3011.png
Chamadas são atendidas por meio de uma notificação

Agora, quando falamos de 3G, a história é outra. Antes de mais nada, vale salientar que tudo varia de acordo com a velocidade da sua conexão 3G e a força do sinal. Com uma conexão boa em local de boa recepção, a qualidade ficará no máximo. Mas se você tiver o plano mais básico e o sinal estiver baixo, a ligação vai acabar caindo. Quando isso acontece, o Viber já mostra opções para ligar novamente ou tentar realizar a chamada via rede celular.

img_3013.png img_3014.png
Indicador mostra a qualidade da chamada. Se ela cair, é possíevl alternar para a rede celular

Fizemos vários testes e, em ambiente  aberto, as ligações via 3G funcionaram normalmente. O problema foi quando tentamos ligar dentro do prédio da nossa redação ? como o sinal não é lá essas coisas, a ligação ficou com a qualidade um pouco menor do que via Wi-Fi e caiu algumas vezes.
Uma atualização recente do aplicativo adiciona um ícone que sinaliza a qualidade da chamada, que alterna entre as cores vermelho, amarelo e verde.

Conclusão
O Viber é o tipo de aplicativo que já deveria vir com o iPhone ? chamadas VoiP integradas ao iOS sem pagar mais nada, bem como o FaceTime. Na verdade, muitas pessoas usam o FaceTime quando estão em redes Wi-Fi para não gastar com voz.

Vale lembrar também que a empresa já está desenvolvendo uma versão para Android e promete adicionar suporte para envio e recebimento de mensagens de texto. O Viber é gratuito e está disponível na App Store.
 
 
 
Fonte: MacWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar