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O TEMPO DO MARKETING DE AUTÓPSIA ACABOU

28/01/2011 01:00:00

Conhecer o seu cliente, a concorrência e os diferenciais que geram valor são requisitos obrigatórios e de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Estamos convivendo com um consumidor inteligente e antenado nas últimas tendências e nas novas tecnologias. O acesso à informação por diferentes canais e meios de comunicação permite que o consumidor avalie a melhor oferta, faça comparativos e conheça o histórico dos produtos e serviços antes de compraR. O consumidor atual não quer mais receber um comunicado que não seja importante ou que não esteja totalmente vinculado às suas necessidades e ao seu perfil de consumo. Por esse motivo, as empresas estão cada vez mais em busca de um marketing inteligente.

Muitas empresas ainda avaliam o retorno das suas ações de marketing com o uso da experiência comum e da observação. Esta forma de avaliação está fortemente vinculada à falta de acesso aos resultados gerados pelas ações anteriores e atuais. As empresas trabalham no ?escuro? e investem verbas exorbitantes sem a certeza do retorno esperado.

Anteriormente a comunicação era feita totalmente em desencontro com um mundo focado em sustentabilidade e obviamente, os consumidores mudaram. Essa comunicação também tem que mudar, as empresas precisam conhecer os seus clientes e criar uma comunicação totalmente direcionada, algo personalizado e assertivo. O marketing mal feito pode chegar a manchar a marca de grandes empresas.

Esse cenário impõe um novo desafio para o desenvolvimento das campanhas de marketing e vendas. Com a mudança do perfil do consumidor, as empresas precisam levar em consideração a necessidade de elaborar e criar ações de marketing que produzam resultados e gerem valor para o consumidor.

Para trazer resultados, uma campanha de marketing não requer somente mais uma boa ideia, um benefício forte ou um mix de comunicação bem elaborado. O primeiro passo para se criar uma campanha de sucesso é analisar o histórico das ações anteriores. O acesso à informação e conhecimento devem estar sempre disponíveis e linkados aos resultados e metas na época estabelecidas, permitindo a avaliação completa dos erros e acertos.Em muitos casos, as empresas criam e executam suas campanhas de marketing sem conseguir criar e medir os KPIs (Key Performance Indicator), perdendo todo o histórico para este tipo de ação.

É de extrema importância medir os resultados durante a realização da campanha de marketing, bem como estabelecer metas de resultados intermediários. Uma campanha não pode ser vista somente pelo resultado no final, pois qualquer campanha sempre requer ajustes no meio do processo que, com certeza, impactam nos resultados finais. Em uma campanha de vendas, por exemplo, não podemos medir apenas o resultado das vendas, precisamos entender e medir algumas coisas no meio do processo, como: consumidores que ainda não compraram, quantos se interessaram, quantos quiseram conhecer o produto, quantos realmente não tiveram interesse e por que não tiveram, qual o principal ponto de não interesse (preço, qualidade, concorrência).

Estas são algumas respostas que devemos ter ao longo do andamento de uma campanha, possibilitando ações que irão fazer a diferença. Olhar o resultado no final não adianta de nada.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
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