Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TI É FUNDAMENTAL PARA O INGRESSO NO MERCADO DE CAPITAIS

28/01/2011 01:00:00

A recuperação econômica nacional deverá impulsionar o mercado de capitais, uma vez que o Brasil é um País emergente, altamente atraente para investidores. Nesse cenário, empresas com elevado potencial de crescimento e perspectiva de geração de valor, da área de TI ou não, serão as vencedoras em aporte de capital. ?Entretanto, para que isso aconteça, é preciso elevar o grau de maturidade operacional?, avalia Paulo Carletti, value engineering principal da SAP.

A TI tem liderado o número de aquisições e fusões na economia brasileira nos últimos anos. Segundo dados da KPMG, entre janeiro e setembro de 2010 foram realizados 72 negócios na área. ?Podemos ficar próximos de cem fusões e aquisições. Será a maior lista da história?, chegou a afirmar Ruy Moura, presidente da Acquisitions Consultoria Empresarial, em reportagem publicada na edição de dezembro da COMPUTERWORLD.

Segundo os especialistas, o movimento deve continuar nos próximos anos. Um dos aceleradores dessa tendência são as perspectivas de expansão da economia e seus impactos sobre a área de tecnologia. Para Ruy Moura, os investidores apostam no Brasil interessados no potencial de crescimento do mercado interno de TI.

Independente do setor, para se candidatar ao IPO, as empresas precisam estar tecnologicamente preparadas, e serem capazes de estabelecerem uma boa governança corporativa, terem efetividade financeira e comunicação com o mercado. Isso porque, acionistas e investidores exigem respostas rápidas e dinâmicas de empresas que têm ou se propõem a ter capital aberto. E nessa hora, a TI, como atividade meio, tem muito a agregar aos CFOs e CEOs.

Pesquisa realizada em 2009 pela consultoria Ernst & Young, intitulada Os 10 Principais Desafios na Preparação para o Processo de IPO, identificou que, das empresas que aplicaram mudanças na companhia antes da abertura de capital, 18% afirmaram que a implementação de soluções de tecnologia da informação (TI), para auxiliar nos processos de contábeis, financeiros e de gestão, foi benéfica.

Para contribuir com informações e debater o tema, a SAP realizou webcast com a participação de profissionais de empresas atuantes em variados setores da economia nacional. ?Na visão da SAP, o mercado de capitais analisa quatro pontos fundamentais em uma empresa: governança corporativa, comunicação com o mercado, efetividade financeira e eficiência operacional?, diz Carletti, completando que a tecnologia desempenha papel importante para que se possa atingir esses objetivos.

 

Fonte: CIO

 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar