Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL DEVE OBTER AVAL DA UNIÃO EUROPEIA PARA COMPRA DA MCAFEE

21/01/2011 01:00:00

A Intel deve obter permissão da União Europeia na semana que vem para a compra da McAfee, fabricante de software de segurança, por 7,68 bilhões de dólares, após fazer mais concessões para amenizar as preocupações antitruste, segundo informaram nesta quinta-feira duas fontes com conhecimento do assunto.

A empresa já assegurou autorização da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) para adquirir a McAfee, segundo provedor mundial de software antivírus, atrás da Symantec. Outros competidores da McAfee incluem a finlandesa F-Secure e as companhias alemãs Avira e G Data.

A Intel, maior fabricante mundial de chips, fez algumas concessões à Comissão Europeia e recentemente propôs mais providências em resposta a reclamações dos rivais da McAfee de que as concessões eram insuficientes, disseram as fontes.

"É provável que a autorização da Comissão saia na semana que vem", informou uma delas.

A segunda fonte afirmou que as concessões se referem, principalmente, às funções de operabilidade sem restrições entre os produtos da Intel e da McAfee.

Na semana passada, o presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, afirmou que a aquisição deve ser concluída no primeiro trimestre se a Comissão não solicitar mais informações a respeito.

O porta-voz da Intel Chuck Mulloy disse à Reuters nesta quinta-feira que a Intel espera que a transação seja concluída "antes da metade do ano", mas não comentou sobre novas concessões.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, teme que a Intel possa incorporar certos elementos da tecnologia contra vírus em seus amplamente utilizados microprocessadores para computadores pessoais. Isso resultaria numa competição injusta, disseram à Reuters duas outras pessoas a par do assunto no início do mês.

A intenção da Intel em comprar a McAfee evidencia como a segurança tornou-se uma preocupação no mundo de aparelhos conectados à Internet.

Incorporar a McAfee daria à Intel a oportunidade de vender um software de segurança altamente lucrativo juntamente com seus microprocessadores para seus clientes já tradicionais.

Os planos da aquisição da McAfee pela Intel também revelam uma tendência de fusão entre empresas de hardware e software com o fim oferecer ao cliente soluções completas.

O comissário de Competição da União Europeia, Joaquin Almunia, deve conceder uma entrevista coletiva na próxima quarta-feira para anunciar a decisão sobre o caso.

As ações da Intel fecharam a quinta-feira em baixa de 0,29 por cento, a 20,95 dólares, enquanto as da McAfee subiram 0,73 por cento, a 47,68 dólares.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar