Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SYMANTEC ELENCA OS DEZ TIPOS DE BUSCA MAIS PERIGOSOS NA WEB

20/01/2011 01:00:00

A Symantec divulgou em seu blog algumas das buscas mais perigosas de serem feitas nos mecanismos de segurança, ou seja, os termos que mais levam a resultados maliciosos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a procura de um termo inofensivo pode resultar em dezenas, senão centenas, de resultados que dirigem o computador do usuário a endereços maliciosos.

Ainda que esteja em inglês, a tabela ilustra bastante a mentalidade dos cibercriminosos na hora de dirigir seus ataques na web. E, uma vez por dentro da cabeça desses maus elementos, fica mais fácil de saber onde pisar.

Os especialistas usaram o seguinte método: criaram buscas aleatórias e as categorizaram. Analisaram, separadamente, quantos resultados bons ou ruins cada busca retornou e elencaram as dez categorias em que sites maliciosos apareciam mais.

Outro dado curioso: dentre o top 100, isso é, os 100 termos que mais apresentaram problemas, 74 foram relacionados a buscas específicas por domínios. Por exemplo, quando você digita ?Facebook?, ?Orkut? ou o nome de um site na barra de busca para não ter que digitar seu endereço. Isso porque os cibercriminosos descobriram que vale mais a pena induzir o usuário ao erro criando réplicas de grandes sites que trabalhar em sites menores carregados de malware.

Segue, então, as categorias mais perigosas: sites adultos (44%), sites de streaming de vídeo (21%), sites de compartilhamento de arquivos (4%) e sites de software e tecnologia (4%), redes sociais (3%), jogos (3%), música (2%), notícias (2%), celebridades (2%). Outras categorias somaram 17%.

O artigo original, em inglês, pode ser lido no blog Symantec Connect.
 
 
 
Fonte: Defesa Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar