O download ilimitado de músicas criado pela Nokia (Comes With Music, rebatizado de Ovi Music Unlimited) surgiu como principal concorrente do iTunes, da Apple, e contou com o aval das grandes gravadoras em todo mundo, como Universal, EMI, Warner e Sony Music.
Funcionava da seguinte maneira: você adquiria determinado celular da Nokia e por um ano poderia baixar todo acervo dessas gravadoras gratuitamente. Sucesso garantido, certo?
Depois de poucos mais de dois anos funcionando, a Nokia informou que está encerrando em 27 países a oferta desse serviço devido ao baixo interesse do consumidor pelo download. China, Índia e Indonésia (12 meses); Brasil, Turquia e África do Sul (seis meses) ainda continuarão com o CWM. A questão é saber até quando?
Segundo a Nokia, o que sepultou o serviço foi o que nem todos os aparelhos possuíam o download de música, além do software de proteção de direitos autorais (DRM) que impedia transferência de faixas entre diferentes celulares. Ainda segundo a empresa, os mercados claramente querem um serviço de música sem mecanismos de proteção de direito autoral, algo que ela não pode oferecer.
E pensar que para as gravadoras a oferta de música ?gratuita? com proteção antipirataria surgiu como a salvação da lavoura para acabar com as cópias ilegais. E nem assim os consumidores se deram por satisfeitos?
Fonte: Planet Tech