Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK PERMITE QUE EMPRESAS TENHAM ACESSO AO TELEFONE E ENDEREÇO DOS USUÁRIOS

18/01/2011 01:00:00

Página de permissão para acesso a dados pessoais (como telefone e endereço) do Facebook
 
Sem muito alarde, o Facebook disponibilizou na última sexta (14) certas permissões para que empresas que produzem aplicativos possam ter acesso ao número de telefone do usuário e seu endereço cadastrado na rede social. A informação foi disponibilizada pelo blog de desenvolvedores do Facebook, o Facebook Developers.

As empresas só terão acesso a esse tipo de informação, se o usuário ? quando for relacionar o aplicativo ao seu perfil ? der permissão.

 ?Por favor, note que estas permissões apenas fornecem o endereço e o telefone do usuário e não as informações dos amigos do perfil que aceitar compartilhar os dados?, ressaltou Jeff Bowen no blog da empresa.

Jackie Cohen, editor do blog ?All Facebook? (especializado na rede social), vê com maus olhos a iniciativa. ?A maioria das pessoas vai clicar em ?permitir? sem notar que na janela da requisição constam as palavras endereço e número do telefone?, comentou em um post.

Outra crítica feita à rede foi a forma do anúncio. O blog dos desenvolvedores divulgou a informação por volta das 18 horas (horário da Califórnia) ? período em que boa parte das pessoas já está saindo do trabalho. Esse tipo de estratégia, para o ?All Facebook?, foi interpretada como uma forma de minimizar as possíveis polêmicas que o assunto provocaria.

Por outro lado, pondera o blog, o Facebook está tentando, de forma legítima, tornar-se um centralizador de informações dos usuários para fazer com que a navegação na internet seja mais fácil. Alguns sites, por exemplo, não exigem que o usuário preencha grandes formulários (com informações já presentes na rede social como nome,email, gênero, etc) basta que ele digite seu login e senha do Facebook para tornar o processo mais rápido.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar