Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FIREFOX 4 PODE SER LANÇADO EM FEVEREIRO

14/01/2011 01:00:00

A versão final do Firefox 4 está¡ próxima de ser lançada, segundo o diretor sênior de engenharia da Mozilla, Damon Sicore.

Segundo Sicore, a equipe de desenvolvimento do Firefox trabalhará para corrigir as atuais falhas até o final do mês.

 "Temos trabalhado bastante no desenvolvimento do Firefox 4  e já está na hora de lançá-lo?, disse o executivo.

 ?Atualmente, o projeto ainda apresenta cerca de 160 erros significativos. Normalmente, levaria cerca de seis semanas para atingir o estágio Release Candidate (RC), com cerca de 100 erros?, acrescentou.

A intenção é zerar a quantidade de falhas no navegador em um prazo razoável. Mas, caso isso não ocorra, ainda pode ser lançado um novo beta antes da versão RC, comentou o diretor.

"Precisamos que todos testem recursos como Flash, Silverlight e outros grandes plug-ins. Testes são uma prioridade durante o processo", completou.

Firefox 4

O último Firefox 4 Beta 8 foi lançado em dezembro de 2010 e incluiu uma configuração simplificada para o Firefox Sync (sistema de bookmark da Mozilla), serviço de sincronização de abas e senhas, suporte gráfico para WebGL (padrão em desenvolvimento para gráficos 3D) no Windows e Mac OS, e um novo gerenciador de extensão que atualiza automaticamente os add-ons.

Além disso, o Beta 8 é ligeiramente mais rápido do que o 7 na renderização de JavaScript.

De acordo com testes rápidos executados na época pela Computerworld usando o benchmark SunSpider JavaScript Suite, o Firefox 4 Beta 8 era 5% mais rápido que seu antecessor.

Em betas anteriores, a Mozilla havia acrescentado características importantes, que vão desde um novo compilador JavaScript JIT (Just In Time), apelidado de "JagerMonkey", no Beta 7, a aceleração por hardware no Beta 5, e um gerenciador de novas guias, chamado de "Panorama", no Beta 4.

Líder na Europa

Em dezembro, o Firefox tornou-se o navegador mais usado na Europa, ultrapassando pela primeira vez o Internet Explorer (IE), de acordo com um estudo divulgado recentemente pela companhia de análise na web StatCounter.

No mercado europeu, o navegador de código aberto obteve 38,11% de participação, enquanto o IE conquistou 37,52%. A StatCounter elabora suas estatísticas a partir de técnicas de rastreamento que incluem 3 milhões de websites, com 15 bilhões de visitas mensais.

O crescimento do Chrome também pode ter contribuído para o bom desempenho do browser da Mozilla, já que o navegador da Google chegou a 14,58% de participação em dezembro, í­ndice superior aos 5,06% constatado durante o mesmo período de 2009.

Sobre o declínio do IE, supõe-se que seja resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft que, desde 2009, permite aos usuários do Windows escolher de maneira mais clara sobre qual será o navegador principal.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar