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COMISSÃO DO GOVERNO BRITÂNICO QUER COMBATER TUÍTES PAGOS

11/01/2011 01:00:00

Um departamento do governo britânico que defende direitos dos consumidores, o Office of Fair Trading (OFT), iniciará a repressão a posts em blogs e tuítes pagos ? mensagens usadas por usuários do Twitter com grande número de seguidores para promover serviços ou produtos em troca de dinheiro. As informações são do jornal ?Guardian?.

Segundo a OFT, esse tipo de publicidade é enganosa e fere as regras de comércio justo por não deixar clara a relação do usuário do Twitter ou blogueiro com a marca ou produto endossado na mensagem.

Um dos casos investigados pela comissão britânica é o de uma agência de assessoria de imprensa que pagava a blogueiros para escrever resenhas positivas sobre seus clientes. A Handpicked Medi, que gerencia uma rede de blogs comerciais, deve deixar claro, segundo a OFT, quais comentários foram pagos para serem publicados.

Nos Estados Unidos, os tuítes pagos se tornaram um grande negócio para celebridades. A Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission - FTC) quer que essas mensagens contenham as palavras ?ad? (advertisement ou publicidade, em português) ou ?spon? (sponsored ou patrocinado, em português). Um dos casos famosos é o do músico Snoop Dog, que recebe US$ 3 mil por tuíte publicado.

No Brasil, a prática também ocorre e, segundo uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, algumas celebridades no país chegam a ganhar R$ 20 mil por mensagem publicada no Twitter.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
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