Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NVIDIA ANUNCIA QUE VAI ENTRAR NO MERCADO DE PROCESSADORES PARA PCS

07/01/2011 01:00:00

Uma nova CPU, baseada nos núcleos da arquitetura ARM, está em desenvolvimento para desktops e servidores com a próxima versão do Windows, declarou a Nvidia nesta quarta-feira (6/1).

Chamado de Denver, o projeto garantirá a Nvidia participação em novos mercados, comentou o CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. 

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Microsoft divulgou que prepara uma versão do Windows para a arquitetura ARM. Atualmente, o Windows, líder no mercado de PCs, roda apenas em chips x86 de empresas como Intel e Advanced Micro Devices (AMD). 

?Por muitos anos, os usuários não tiveram escolha sobre sistemas operacionais e arquiteturas de chip, mas o futuro será diferente", disse Bill Dally, cientista-chefe da Nvidia.

"O anúncio de que o Windows será otimizado para processadores de baixa potência inclui o ingrediente necessário para PCs baseados em ARM. "O Denver liberará PCs, estações de trabalho e servidores da hegemonia e da ineficiência da arquitetura x86", completou ele.

A desvantagem é que softwares escritos para processadores x86 precisam ser modificados antes que possam ser executado em sistemas ARM.

A Nvidia, conhecida principalmente pela sua atuação no mercado de chips gráficos, indicou no passado que estava desenvolvendo também processadores para PCs, mas, atualmente, oferece apenas o processador Tegra 2 para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Ainda não há nenhuma previsão pra a chegada das CPUs, mas, segundo Ken Brown, porta-voz da Nvidia, elas chegarão primeiro a servidores, provavelmente.

X86
Durante seu discurso na CES 2011, Huang foi bastante crítico sobre a arquitetura x86, que há décadas domina o mercado de PCs. 

"O crescimento de tablets e smartphones criou uma ´nova´ indústria de PCs", disse Huang. ?O ARM está prestes a se tornar o novo padrão de arquitetura de microprocessadores e nos próximos anos haverá mais chips ARM que x86?, completou.

Huang ainda exemplificou a Apple, fabricante do iPad e do iPhone, como empresa que revolucionou a forma como os fabricantes de PCs constroem e distribuem dispositivos.

"O mundo mudou", disse Huang. "As empresas que no passado eram as líderes, neste momento, estão precisando reajustar as suas estratégias".

Com Denver, Huang espera atrair desenvolvedores móveis a escrever também para PCs e servidores.
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar