Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA ACUSA APPLE DE INFRINGIR MAIS 13 DE SUAS PATENTES

17/12/2010 01:00:00

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (16/12) que entrou com uma ação contra a Apple tanto na Alta Corte do Reino Unido, quanto no Tribunal Distrital da Alemanha, em Mannheim e Dusseldorf, e da Holanda, em Hague. Ela alega que o iPhone, o iPod Touch, e o iPad infringiram 13 de suas patentes.

O novo processo vem a somar com o antigo, a cargo da Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), e dos tribunais federais de Delaware e Wisconsin, no qual a Nokia acusa a companhia de Steve Jobs quanto a outras 24 patentes.

Segundo a própria fabricante finlandesa, a ação abrange uma grande variedade de áreas, da interface sensível ao toque a antenas e iluminação de tela. Por exemplo, o ato de movimentar o dedo em sentido horizontal para a navegação por fotos teria sido criado pela Nokia dez anos do lançamento do iPhone.

Processos e mais processos
Os problemas judiciais no mercado de dispositivos móveis não envolvem apenas as duas empresas citadas. A Apple está acionando legalmente a
HTC e a Motorola. Esta última, por sinal, move ação contra a Microsoft. A Oracle também não fica de fora, e está processando a Google, por causa de sua plataforma Android.

Usualmente, essas batalhas nada mais são do que a busca por mais dinheiro: as corporações só licenciam patentes quando o preço vale a pena, afinal, uma pequena porcentagem sobre o lucro de bilhões de celulares vendidos anualmente já é algo grande, como disse o analista da CCS Insight, Ben Wood, no começo deste ano.

Uma das poucas que se diferencia é a Apple, diz o especialista. Ela, de fato, inventa patentes para diferenciar seus produtos, em vez de usá-las apenas para gerar fluxo de caixa.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar