Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E REDES SOCIAIS VÃO DOMINAR MERCADO DE TI EM 2011

15/12/2010 01:00:00

Ao longo da última semana, a IDC divulgou uma série de previsões para o mercado mundial de TIC em 2011. Agrupamos todas para facilitar a visão do cenário por parte dos leitores.

A IDC considera que os gastos globais com TI vão aumentar 5,7% em 2011, levando o patamar de ?despesas com TI para os 1,6 bilhão de dólares".  E duas tendências fortes contribuirão para isso: a popularização da computação móvel na área corporativa, e o uso de redes sociais. As previsões integram o estudo ?IDC Predictions 2011: Welcome to the New Mainstream?, dedicado ao mercado mundial. Nas próximas semanas será divulgado um relatório com as previsões para os mercados específicos.

Os mercados emergentes vão contribuir com mais de metade do crescimento global do mercado de TI. O segmento de hardware crescerá 7,8%, impulsionado pelos segmentos de software (que crescerá 5,3%) e de serviços (mais 3,5%). O mercado de outsourcing crescerá  4%.

As despesas com serviços informação na ?nuvem? representarão 15% do total e crescerão cinco vezes mais que outros segmento, experimentando taxas superiores a 30% em muitos marcados, em comparação a 2010.

Na área da computação móvel, a IDC prevê que o setor passará a produzir mais smartphones, tablets, e outros dispositivos inteligentes nos próximos 18 meses. No campo das aplicações móveis, a IDC prevê uma verdadeira explosão. Mais de um milhão de aplicações serão disponibilizadas nas lojas online Apple e Android. O número de downloads deverá pular de 10 mil milhões de 2010 para 25 mil milhões em 2011, revolucionando as formas de consumo de conteúdos e serviços.

Em termos de software social empresarial, os últimos 18 meses foram testemunha de uma enorme dinâmica, que deverá continuar, com uma taxa composta anual de crescimento de 38% até 2014. 

Outras tendências:

- Os mercados emergentes, liderados pela China, irão crescer a um ritmo 2,6 vezes superior ao dos mercados desenvolvidos, representando 27% do mercado, mas contribuindo com mais de 50% do crescimento anual global;

- 80% das novas soluções de software serão disponibilizadas na ?nuvem?;

- A explosão da mobilidade está em curso com a produção de enormes volumes de terminais, novos formatos e novas aplicações. Perto de 330 milhões de smartphones e 42 milhões de tablets serão vendidos em todo o mundo em 2011;

- As redes de banda larga terão o reforço da chegada das redes móveis de quarta geração. Metade dos 2,1 mil milhões de pessoas que usam regularmente a internet o farão usando dispositivos móveis inteligentes, como smartphones e tablets;

- O universo da informação digital crescerá quase 50% ? chegando aos 1,8 mil milhões de gigabytes ? impulsionando a procura de infraestruturas adequadas para a sua disponibilização, bem como a procura de soluções analíticas adequadas para tratamento de enormes volumes de dados em tempo real. Os gastos com infraestrutura para serviços na ?nuvem? constituirão 12% das despesas globais de infraestrutura de TI , chegando ao 20% em 2014.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar