Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA PROMETE MUDANÇAS RADICAIS PARA O SYMBIAN EM 2011

15/12/2010 01:00:00

A Nokia planeja liberar quatro ou cinco atualizações para o Symbian ? sua plataforma para smartphones ? nos próximos 12 ou 15 meses, reformulando a interface e tornando-a mais flexível. O objetivo é retomar a importância da plataforma. As revelações foram feitas na Conferência Internacional de Internet Móvel, realizada em Pequim, na China.

Recentemente, a fabricante finlandesa anunciou que assumiria o controle sobre o desenvolvimento do Symbian, e que mudaria o modo como este é atualizado ? o que já atingirá o smartphone N8. Em vez de grandes updates, a Nokia passará a liberar pequenas, mas frequentes, alterações, de modo a adicionar recursos pontuais. A julgar pela apresentação do diretor geral da companhia, Gunther Kottzieper, eles estão entusiasmados com a nova estratégia.

A primeira atualização deve chegar no primeiro trimestre de 2011 e trará mais de 50 novos recursos, inclusive um navegador com funções renovadas. Já no segundo e terceiro trimestre, a Nokia providenciará a nova interface, além do suporte à tecnologia HTML5 e facilidade no update de softwares.

Por último, a Nokia pretende lançar novos modelos de smartphones no segundo semestre do ano que vem, com configurações mais avançadas ? como processadores de 1GHz com melhor capacidade gráfica, chips dual core e câmeras com zoom potente. Há a possibilidade, porém, que algum deles só cheguem no início de 2012.

Números
Foram comercializados 29,5 milhões de smartphones da plataforma Symbian no terceiro trimestre 2010, ante 18,3 milhões no mesmo período de 2009, de acordo com o instituto Gartner. Ainda assim, a participação do SO no mercado global caiu de 44,6% para 36,6% de um ano para ou outro.

Uma das maiores razões para a queda é o sucesso do Android. No período abordado, as vendas do sistema da Google aumentaram de 1,4 milhões para 20 milhões - ou 25,5% do setor - reduzindo drasticamente a distância entre ele e o SO da Nokia.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar