Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ATAQUE À REDE GAWKER É RUIM PARA TODOS OS INTERNAUTAS

15/12/2010 01:00:00

Na manhã de ontem (13/12), muitas pessoas acompanharam as notícias sobre o ataque contra a rede Gawker ? onde estão blogs populares como Gizmodo, Lifehacker, Jezebel e Valleywag ? realizado no último domingo por um grupo hacker conhecido como Gnosis.

Entre outras coisas, o Gnosis postou o código-fonte da Gawker em sites de torrent, invadiram o sistema de gerenciamento de conteúdo, e postaram uma história fictícia na home page com um link para os próprios arquivos com o código-fonte. 

A ação do grupo também incluiu a invasão do banco de dados, permitindo acesso a endereços de email e senhas de todos os funcionários da Gawker e de mais de 1 milhão de leitores registrados em seus domínios. Todos estes dados também foram postados em sites de torrents piratas.

Embora não tenha sido confirmado ainda, o ataque pode ter relação direta com as críticas de alguns blogueiros contra os ativistas pró-WikiLeaks do 4Chan , que iniciou o grupo de vigilantes Anonymous. 

A Gawker, que aparentemente aspira ser a National Enquirer das publicações online, parece estar disposta a fazer qualquer coisa para gerar tráfego em seus websites, incluindo pagamento de 5 mil dólares por um protótipo roubado de iPhone, além de uma lista extensa de práticas nada amigáveis para um veículo de imprensa. 

Portanto, a Gawker seria uma ótima vítima, segundo esse ponto de vista.

Mas, chegar ao ponto de prejudicar os leitores é uma história bem diferente. Afinal, eles não merecem isso e as consequências poderiam ser muito piores do que o ataque original. 

Esta lista de logins hackeados inclui dezenas de integrantes com e-mails do governo dos Estados Unidos (EUA), como também de outras instituições como FDA, Nuclear Regulatory Commission, NASA, National Institutes of Health, o Congresso dos EUA, governos estaduais e Departamento de Segurança Interna, apenas para exemplificar alguns.

Se essas pessoas, como muitas, usam o mesmo login e senha em outros sites na Internet, isso pode representar um grande problema de segurança. Espera-se que todos estejam cientes deste escândalo e tenham alterado as senhas. 

Por outro lado, conhecendo o histórico da Gawker, esse escândalo poderia ser apenas um plano "brilhante" para ampliar o seu tráfego. Eles poderiam até ter incentivado financeiramente o Gnosis para hackear a própria rede, o que não seria totalmente fora dos padrões já praticados.

Mas, o ponto mais importante de toda essa história é que a pirataria tornou-se uma atividade de lazer para geeks do mundo todo. E isso não é uma boa notícia para qualquer um de nós.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar