O CEO da Intel, Paul Otellini, declarou na última quarta-feira (8/12), que em 2011 a empresa investirá também no mercado de tablets, com os chips da linha Atom sendo usados por importantes fabricantes de PCs do mundo.
"Atualmente, a Intel trabalha em cerca de 35 projetos de processadores para tablets, em parceria com empresas como Dell, Toshiba, Lenovo, Fujitsu, Asus e Cisco, para as plataformas Windows e Android", citou Otellini, durante o Barclays Capital Global Technology Conference, em São Francisco.
?Alguns desses tablets estarão em exibição durante a Consumer Electronics Show, em janeiro", comentou o CEO.
Dispositivos Móveis
Os chips da Intel já representam cerca de 80% do mercado mundial de PCs. Entretanto a companhia ainda tenta conquistar o seu espaço entre os dispositivos móveis, que é dominado pela concorrente ARM, fabricante de processadores para o iPad, da Apple, e para o Galaxy Tab, da Samsung.
Mas, para participar diretamente deste mercado, a empresa pretende lançar dois chips: Moorestown e Oak Trail, que incluem processadores Atom de baixo consumo de energia.
O chip Oak Trail, baseado na arquitetura x86, trará suporte completo ao Windows, como também a periféricos que podem ser facilmente conectados.
Já o Moorestown, que foi anunciado há alguns meses, é voltado para tablets. Não será indicado para o Windows, mas poderá executar sistemas operacionais baseados em Linux, como o Android e Meego, que são OS leves para dispositivos móveis.
Além disso, o Moorestown também está projetado para smartphones, embora nenhum dispositivo tenha sido apresentando até o momento. Segundo ele, os aparelhos estarão disponíveis no segundo semestre do próximo ano.
O Oak Trail também rodará a plataforma móvel da Google.?Nossa intenção é garantir suporte a todas as plataformas viáveis?, completou Otellini.
Para analistas o mercado de tablets está apenas começando, com todas as fabricantes de chips suportando inúmeros sistemas operacionais, com o intuito de impulsionar as vendas.
PC
Enquanto isso, a Intel prepara para o próximo ano o lançamento de seu chip para PC de última geração, chamado de Sandy Bridge. Os chips, que começarão a ser vendidos em grande volume no próximo mês, terá recursos gráficos melhores que os antecessores, com CPU e processadores gráficos construídos dentro de uma única peça de silício, disse Otellini.
A partir de 2011, A Intel iniciará às vendas de chips quad-core Sandy Bridge, seguido por outros modelos single e dual-core no primeiro trimestre, completando a programação da companhia. Enquanto isso, a empresa continua trabalhando em novos processadores.
?No início de 2012 será apresentado o sucessor dos chips baseados em Sandy Bridge, chamado de Ivybridge?, finalizou.